Avatar do usuário
Por Andreia09p9
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69493
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 a igualitária segurança assistência e bem estar social como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto,tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a desigualdade e o preconceito com os índios desde o descobrimento do Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz reflexão sobre quais valores estão sendo passados de geração a geração.
Em uma primeira análise, deve -se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito. Nesse sentido, ressalta-se a falta de empatia por parte de outras classes sócias com a população indígena. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direito indispensáveis como o bem estar social, oque infelizmente é evidente no país.
Ademais e de fundamental apontar a intolerância racial como impulsionador da falta de segurança a população indígena no Brasil. Deste o descobrimento do Brasil os índios foram violentados obrigados abandonar suas crenças e culturas. Diante de tal exposto depois de séculos os índios ainda sofrem preconceito e falta de segurança no Brasil. Logo e inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto , a necessidade de se combater esse preconceito. Para isso e imprensendivel que o Estado, por intermédio de palestras em escolas, praças, redes sociais, refaçam os valores que estão sendo passados por gerações como o preconceito e a intolerância racial substituidos pela igualdade e o respeito não importando a cultura a fim de trazer uma sociedade mais justa , onde o Estado cumpre corretamente o " contrato social" , tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69605
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 a igualitária segurança assistência e bem estar social como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a desigualdade e o preconceito com os índios desde o descobrimento do Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz reflexão sobre quais valores estão sendo passados de geração a geração.

Em uma primeira análise, deve -se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito. Nesse sentido, ressalta-se a falta de empatia por parte de outras classes sócias com a população indígena. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direito indispensáveis como o bem estar social, o que infelizmente é evidente no país.
* Acredito que um repertório do Karl Marx ficaria melhor, pela questão das classes sociais

Ademais, é de fundamental apontar a intolerância racial como impulsionador da falta de segurança a população indígena no Brasil. [faltou conectivo] Deste o descobrimento do Brasil os índios foram violentados obrigados abandonar suas crenças e culturas < não fique no senso comum, apresente datas (ano - século) para transformar o trecho em repertório]. Diante de tal exposto depois de séculos os índios ainda sofrem preconceito e falta de segurança no Brasil. Logo e inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
* Melhorar argumentação

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse preconceito. Para isso e imprescindível que o Estado, por intermédio de palestras em escolas, praças e redes sociais, refaçam os valores que estão sendo passados por gerações como o preconceito e a intolerância racial substituídos pela igualdade e o respeito não importando a cultura, a fim de trazer uma sociedade mais justa, onde o Estado cumpre corretamente o "contrato social", tal como afirma John Locke.
* Não fique na conscientização, traga algo mais técnico

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
212 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
306 Exibições
por hyqwigewqd
Educação Financeira no Brasil
por Flicker2307    - In: Outros temas
1 Respostas 
90 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
88 Exibições
por Flicker2307
1 Respostas 
83 Exibições
por joaohhhhhh
0 Respostas 
113 Exibições
por alicia8720
0 Respostas 
47 Exibições
por LuisCGHFC
0 Respostas 
1673 Exibições
por Sasa007
0 Respostas 
118 Exibições
por Raphacountry
0 Respostas 
193 Exibições
por Naomy

Muito obrigado pela correção Felpz […]

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM