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Por xAlinez
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#69388
A Constituição Da República Federativa Do Brasil, ratificada em 5 de outubro de 1988, prevê em seu Artigo 5°, que todos são iguais perante à lei. Em contrapartida, tal privilégio não tem sido exercido devidamente quando se observa os desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Diante desse cenário, é inevitável que seja deixado de lado os fatores que colaboram com esse fato.

Primordialmente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os obstáculos de inserção ao mercado de trabalho. Ademais, segundo o "Contrato Social" do filósofo contratualista John Locke, essa conjuntura seria como uma violação visto que o Estado não cumpre com o seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem totalmente de seus direitos, como o direito ao trabalho, o que infelizmente é evidente no país. Todavia, sabe-se que no Brasil há uma lei onde é obrigatório que as empresas que possuem cem ou mais funcionários, tenham de 2% a 5% de funcionários portadores de deficiência.

Além disso, vale ressaltar o preconceito existente na sociedade, algo que vem desde à Antiguidade. Em primeiro lugar, na Grécia Antiga, aqueles que nasciam com algum tipo de deficiência, era submetidos ao abandono. Em alguns lugares de Roma, muitos acabavam tendo suas vidas retiradas. Porém, atualmente, por mais que uma parte da população tenha ciência de que todos são iguais e merecem o devido respeito, uma outra parte ainda é tomada pelo preconceito.

Em suma, tendo em vista os desafios enfrentado, faz-se necessário que o Estado na condição de garantir os direitos trabalhistas, por intermédio do Poder Executivo, invista mais rigorosamente nas leis que tornam possíveis a inclusão de deficientes, assim tornando possível a entrada dessas pessoas ao mercado de trabalho. Paralelamente, é imprescindível que ONGs, por meio de palestras em ambientes públicos, como escolas, universidades e praças, compartilhem o conhecimento até as pessoas a respeito dos deficientes. Com essas atitudes, tornaria possível a construção de uma sociedade livre de preconceito e acesso a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por xAlinez
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#69390
Olá! Essa é minha primeira redação feita no estilo do ENEM, vale ressaltar que eu não sou muito boa com redações, mas gostaria que alguém a corrigisse para que assim eu saiba onde devo melhorar. Ficarei muito agradecida se alguém puder fazer isso.

@vitoriaca
@Gi69
@cassiahso
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Por Gi69
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#69489
@xAlinez, olá! Espero que esteja bem.
Em breve passo aqui💖

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Gi69
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#69551
@xAlinez, oii! Espero que esteja bem!

✅ACERTOS
❌ERROS OU FALTAS
📝ERROS DE PORTUGUÊS
😉DICAS
🧐OPINIÕES

✍🏾✍🏾INTRO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO Constituição Da República Federativa Do Brasil, ratificada em 5 de outubro de 1988, prevê em seu Artigo 5°, que todos são iguais perante à lei. ✅CONTEXTUALIZAÇÃO Em contrapartida, tal privilégio não tem sido exercido devidamente quando se observa os desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.✅ Diante desse cenário, é inevitável que seja deixado de lado os fatores que colaboram com esse fato. (QUAIS? DÊ UM "SPOILER"?)

🧐VOCÊ CONTEXTUALIZOU, PERCEBI SEU PONTO DE VISTA, MAS O PROJETO DE TEXTO OU ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ESTÁ INCOMPLETO, PODERIA TER CITADO DOIS DESSES FATORES QUE VOCÊ DISSE.

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾

✅TÓPICO FRASAL Primordialmente, deve-se ressaltar 😉 ["CONTESTAR" ACHO QUE FICARIA MELHOR, NESSE CASO ] a ausência de medidas governamentais para combater os obstáculos de inserção ao mercado de trabalho.✅REPERTÓRIO Ademais, segundo o "Contrato Social" do filósofo contratualista John Locke, essa conjuntura seria como uma violação📝[,] visto que o Estado não cumpre com o seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem totalmente de seus direitos, como o direito ao trabalho, o que📝 [,]infelizmente[,] é evidente no país📝["País"]. Todavia, sabe-se que no Brasil há uma lei onde é obrigatório que as empresas que possuem cem ou mais funcionários, tenham de 2% a 5% de funcionários portadores de deficiência. [ FICOU CONTRADITÓRIO ISSO AQUI ]

🧐VOCÊ NÃO PODE APRESENTAR UM DADO E DEIXÁ-LO LÁ, É PRECISO ARGUMENTAR. CUIDADO COM AS CONTRADIÇÕES, VOCÊ PODERIA TER DITO QUE A LEI NÃO É O SUFICIENTE E O ESTADO DEVE AGIR, ENTÃO, A 1° CAUSA SERIA A INSUFICIÊNCIA LEGISLATIVA. ALÉM DE TER FALTADO ARGUMENTAR UM POUQUINHO MAIS, FALTOU A FINALIZAÇÃO. GERALMENTE, USA-SE UM ADJETIVO PARA MOSTRAR SEU POSICIONAMENTO ACERCA DA PROBLEMÁTICA. EXEMPLO: "DIANTE DO EXPOSTO, É INACEITÁVEL A INÉRCIA GOVERNAMENTAL ACERCA DESSA PROBLEMÁTICA." OU "ASSIM, É IMPRESCINDÍVEL MEDIDAS PARA MUDAR ESSE CENÁRIO..."

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾

✅TÓPICO Além disso, vale ressaltar o preconceito existente na sociedade, algo que vem desde à Antiguidade. ❌Em primeiro lugar,❌ ["EM PRIMEIRO LUGAR" SÓ É USADO NO 1°PERÍODO DO 1° PARÁGRAFO ✅REPERTÓRIO [OUTRORA,]na Grécia Antiga, aqueles que nasciam com algum tipo de deficiência, era ❌submetidos❌ ao abandono[ABANDONADOS].✅ Em alguns lugares de Roma, muitos acabavam tendo suas vidas retiradas. ✅ARGUMENTAÇÃO ❌Porém,❌["PORÉM" É USADO MAIS APÓS VÍRGULAS ] [CONTUDO,]atualmente, por mais que uma parte da população tenha ciência de que todos são iguais e merecem o devido respeito, uma outra parte ainda é tomada pelo preconceito.❌FINALIZAÇÃO

🧐ESTUDE CONECTIVOS E FINALIZE O PARÁGRAFO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
1°obs:" O ESTADO POR MEIO DO PODER EXECUTIVO " ACHO QUE PODERIA TER COLOCADO O PODER EXECUTIVO DIRETO.

Em suma, tendo em vista os desafios enfrentado, faz-se necessário que o Estado na condição de garantir os direitos trabalhistas, por intermédio do ✅Poder Executivo, ✅AÇÃO invista mais rigorosamente nas leis que tornam possíveis a inclusão de deficientes,✅FINALIDADE ❌assim❌[A FIM DE TORNAR] tornando possível a entrada dessas pessoas ao mercado de trabalho. ✅Paralelamente, é imprescindível que ✅AGENTE ONGs, ✅MEIO por meio de palestras em ambientes públicos, ✅DETALHAMENTO como escolas, universidades e praças,✅AÇÃO compartilhem o conhecimento até as pessoas a respeito dos deficientes.😉[COLOQUE A FINALIDADE AQUI E FICARÁ COMPLETINHA]✅ Com essas atitudes, tornaria possível a construção de uma sociedade livre de preconceito e acesso a todos.

🧐TEM QUE TER NO MÍNIMO UMA PROPOSTA COMPLETA. SUGIRO COMPLETAR A SEGUNDA.

💖💖GERAL: MUITOOOO BEM! SÓ ATENTE-SE AO QUE FOI DITO, A PRÓXIMA FICARÁ AINDA MELHOR.

SUCESSO!🚀🚀🚀🚀

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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