Primeiramente, um dos principais motivos que agravam esse tipo de violência verbal nas redes sociais, é o fato delas permitirem o anonimato tornando mais fácil um indivíduo violar a integridade emocional de outro, utilizando discurso de ódio ou linchamento virtual sem que seja identificado, bem como fazendo uso de uma "liberdade de expressão" equivocada visto que perante à Lei, todo indivíduo tem o direito de ser livre para se expressar (Constituição Federal de 1988) contudo, é crime ferir a dignidade de outras pessoas, seja de forma física ou não.
Além disso, o impacto das redes sociais em si, para a saúde mental já é prejudicial. Segundo o blog Neurológica, o contato excessivo com a internet pode aumentar sintomas ansiosos, fazendo junção dessas informações, é possível presumir que ao ler críticas violentas, um indivíduo fica inerte numa situação apreensiva durante uma angústia emocional. Um levantamento feito pela ONG safernet em 2019, revelou o crescimento de denúncias de discurso de ódio dentro dos meios midiáticos nos últimos dois anos, esse número subiu de 18.071 em 2017 para mais de 28.000 em 2018, um dado alarmante que pode ter afetado muitas pessoas.
Portanto, aliando-se novamente à ideia do filósofo Santo Agostinho, as redes sociais devem aprimorar o reconhecimento desse tipo de discurso, por meio de robôs tecnológicos que identifiquem mensagens e textos que incitam o ódio, resultado dessa forma, o banimento do usuário praticante. Além disso, o Estado deve fornecer tratamento psicológico às vítimas por meio de consultas virtuais gratuitas a fim de auxiliar essas pessoas, de modo que garanta o acesso à todos, uma vez que a violência virtual é crime e o Governo é responsável pela segurança da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.