Em primeiro plano, é necessário a redução dos trabalhadores a seres sub-humanos é um vil produto do processo produtivo capitalista. Com isso, de acordo com o sociólogo contemporâneo Georg Lucácks, a reificação - que vem a ser a desconsideração da humanidade do proletariado - está diretamente relacionada com a elevação do lucro a um fim e não um meio. Desse modo, funcionários de ser vistos como pessoas e passam a ser tratados - tanto pelo empregador quanto pelo capitalismo - como meros subordinados ao capital, podendo ser trocados com facilidade pelos seus semelhantes quando necessário, deixando os trabalhadores vulneráveis a crises e à lógica mercantil. Logo, a ausência de políticas públicas que subvertam a reificação e seus mecanismos de subjugação é um empecilho a ser vencido.
Em segundo lugar, a fetichização de produtos e serviços deve ser compreendida como cúmplice da precarização da situação daqueles que vendem sua força de trabalho. Sob essa ótica, segundo o pensador Karl Marx, o fetiche é a elevação do produto um sujeito, sendo seu valor determinado e controlado pelo próprio sistema. Desse modo, para o tornar mais acessível à população em nome do lucro, é comum ver grandes empresas - inclusive multinacionais - pagando salários ínfimos para trabalhadores, principalmente os terceirizados, de modo que a mais-valia prevaleça em detrimento de um pagamento justo e mais humanizado. Assim, faz-se urgente uma intervenção no funcionamento desse sistema, muitas vezes, desumano.
Portanto, medidas cabíveis precisam ser tomadas para a melhora desse quadro. Para isso, fica a cargo do Poder Executivo - como governadores e prefeitos - fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas existentes - e ratificadas pelo Congresso Nacional - através da operação "Trabalho sim; exploração não!", com o fito de suprimir e punir empresas e empregadores que compactuam com a lógica perversa da reificação e, dessa maneira, assegurar os direitos trabalhistas de grande parte da população. Além disso, é imprescindível que o Ministério da Educação - por meio de aulas expositivas em sala e debates públicos em âmbito regional - promova a inclusão da temática da fetichização de serviços públicos e suas diversas lacunas no currículo escolar, de modo a coibir ou, ao menos, reduzir o consumismo exacerbado e acrítico de crianças e jovens, levando milhões de civis a diminuir sua contribuição nesse ciclo. Será apenas assim que a sociedade poderá vencer a exploração de retratada por Charlie ao invés de ser vencida por ela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.