Em uma primeira análise, pode-se investigar o processo educacional e cultural derivado ao longo de gerações. No qual a violência vem se tornado um estímulo dentro da sociedade, com a função de resolver descontentamentos ou atritos sociais, onde os cidadãos ficam uns contra os outros. Como cita Thomas Hobbes, um filosofo moderno, ‘’O homem é o lobo do homem’’ que indica o lado animal dos humanos e a violência cultivada ao longo do tempo. Isso pode ser encontrado em instituições principalmente, onde crianças e adolescentes ainda tendem a formar o seu eu civil.
Ademais, é perceptível a influência que os pais e a escola mantêm sobre os alunos, já que são responsáveis por formarem seu caráter e os seus conhecimentos. Atos violentos se tornam reflexo direto de um cotidiano, por muitas vezes deplorável, onde jovens se tornam espectadores de agressões físicas e verbais em casa. Logo, acabam levando o seu dia a dia para as escolas, com bullying e atos violentos, dificultando o processo educacional inserido pelos professores, que por muitas vezes não estão preparados para o ocorrido.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater tais ocorrências. Desta forma, é presumível a ação do governo nesse quadro. Com a aplicação de investimentos em projetos sociais e educacionais, tendendo a auxiliar os pais de primeira viagem psicologicamente e financeiramente, principalmente em famílias de baixa renda, e qualificando os professores, capacitando-os de forma que consigam lidar com acontecimentos violentos dentro das salas de aula. Assim, o ambiente escolar se tornaria mais saudável e equilibrado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.