Primeiramente, é importante ressaltar que, a superficialidade das redes sociais leva o usuário a pensar que todos os outros são perfeitos, afinal, nesse ambiente, é possível escolher o que mostrar sobre si mesmo, e na maioria das vezes, os defeitos são ocultados. Quando o filósofo Zygmunt Bauman diz, em uma entrevista ao jornal El País, que as redes sociais são uma armadilha, ele está se referindo ao fato de que, apesar de serem importantes para a troca de experiências com outros indivíduos, são ambientes ilusórios, em que é quase impossível identificar quando se está sendo enganado e quais são as reais intenções do outro.
Outrossim, a falta de supervisão dos responsáveis durante o uso de celulares e computadores por jovens, torna esses indivíduos muito mais vulneráveis
à usuários mal-intencionados nas redes, pois, por serem mais fáceis de influenciar, são vítimas constantes de pedofilia por adultos que se passam por menores, e ainda, no pior dos casos, de sequestros, já que, o roubo de dados pessoais também é outro risco presente na internet.
Portanto, pode-se afirmar que, as amizades virtuais trazem graves problemas se não forem tratadas com o devido cuidado. Cabe à família, a supervisão das redes sociais dos jovens, por meio de observação e de conversas periódicas sobre as pessoas com quem eles tem contato nas redes, podendo, assim, assegurar que o menor não esteja em risco. Já o Ministério da Educação, deve criar campanhas e palestras em instituições educacionais, com o intuito de conscientizar os indivíduos sobre os perigos da internet e seu uso correto, para que seja possível tornar o ambiente virtual seguro. Dessa forma, os jovens serão capazes de identificar uma possível armadilha, antes que acabem com o mesmo final de Megan.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.