Diante desse contexto, é importante salientar o quão normalizado é o fato de ser mãe como única forma de encontrar a felicidade e amor verdadeiro. A respeito disso, Luiz Gasparetto, célebre psicólogo brasileiro, diz que os padrões negativos vêm de ideias que a sociedade abraçou. Seguindo essa perspectiva, não é atual que as mulheres percam sua autonomia de escolher serem mães ou não, porém isso se normalizou, de tal modo que é super aceito ensinar uma menina a se preparar para a maternidade brincando de boneca ou ajudando nas tarefas de casa, mas não vale o mesmo para os meninos, para os quais a paternidade é, quase sempre, facultativa. Desse modo, ter filhos é tão padronizado que é visto como natural de uma mulher, que é imperfeita e infeliz sem eles.
Ademais, diversas implicações são percebidas em consequência da maternidade pressionada ao sexo feminino. Isso porque várias mães sentem dificuldades após terem filhos, como adversidades ainda maiores no mercado de trabalho, que já é extremamente desigual para homens e mulheres, com crianças, essa disparidade aumenta, já que, existe ainda a falta de locais públicos - as creches - preparados para receber crianças adequadamente. Nessa conformidade, as mães são empurradas, cada vez mais, para dentro de casa, forçando-se a gostar da maternidade que as exclui na escolha de querer procriar e cuidar de uma criança, de modo a deixar sua vida profissional.
Portanto, urge que o Ministério da Educação promova a construção de creches, por meios governamentais mais expressivos, as verbas, com a finalidade de diminuir os impactos da maternidade forçada na sociedade brasileira, como os problemas enfrentados por mães no mercado de trabalho. Ademais é necessário que as unidades formadoras de opinião- as escolas e mídias sociais- abram discussões, por intermédio de palestras ou publicações que informem e influenciem as mulheres a quebrar a normalização da maternidade como única fonte de felicidade, para que, dessa maneira, a sociedade largue o abraço de ideias ruins e falsas, e certifiquem seu direito constitucional.
alguém pode me ajudar na correção dessa? Por favor @Flaviaa @Ashiley @3m1ly
@francis @vitoriaca
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.