Avatar do usuário
Por Iswbraga
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69112
A Constituição Federal de 1988 afirma que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se não em virtude de lei. Entretanto, esse direito não é plenamente efetivado, uma vez que, a maternidade ainda é imposta como único destino digno para as mulheres. Dessa forma, é urgente analisar as causas e implicações da gravidez compulsória no Brasil, tais como o enraizamento da maternidade obrigatória e as dificuldades que as mães têm na contemporaneidade.

Diante desse contexto, é importante salientar o quão normalizado é o fato de ser mãe como única forma de encontrar a felicidade e amor verdadeiro. A respeito disso, Luiz Gasparetto, célebre psicólogo brasileiro, diz que os padrões negativos vêm de ideias que a sociedade abraçou. Seguindo essa perspectiva, não é atual que as mulheres percam sua autonomia de escolher serem mães ou não, porém isso se normalizou, de tal modo que é super aceito ensinar uma menina a se preparar para a maternidade brincando de boneca ou ajudando nas tarefas de casa, mas não vale o mesmo para os meninos, para os quais a paternidade é, quase sempre, facultativa. Desse modo, ter filhos é tão padronizado que é visto como natural de uma mulher, que é imperfeita e infeliz sem eles.

Ademais, diversas implicações são percebidas em consequência da maternidade pressionada ao sexo feminino. Isso porque várias mães sentem dificuldades após terem filhos, como adversidades ainda maiores no mercado de trabalho, que já é extremamente desigual para homens e mulheres, com crianças, essa disparidade aumenta, já que, existe ainda a falta de locais públicos - as creches - preparados para receber crianças adequadamente. Nessa conformidade, as mães são empurradas, cada vez mais, para dentro de casa, forçando-se a gostar da maternidade que as exclui na escolha de querer procriar e cuidar de uma criança, de modo a deixar sua vida profissional.

Portanto, urge que o Ministério da Educação promova a construção de creches, por meios governamentais mais expressivos, as verbas, com a finalidade de diminuir os impactos da maternidade forçada na sociedade brasileira, como os problemas enfrentados por mães no mercado de trabalho. Ademais é necessário que as unidades formadoras de opinião- as escolas e mídias sociais- abram discussões, por intermédio de palestras ou publicações que informem e influenciem as mulheres a quebrar a normalização da maternidade como única fonte de felicidade, para que, dessa maneira, a sociedade largue o abraço de ideias ruins e falsas, e certifiquem seu direito constitucional.
alguém pode me ajudar na correção dessa? Por favor :cry: :cry: @Flaviaa @Ashiley @3m1ly
@francis @vitoriaca

"Team work makes the dream work"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Biah00
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69262
Olha, eu tentei pontuar ai de acordo com o pouco que sei sobre redação do enem.

Competência 1: Não dei 200 porquê vi muitos errinhos de vírgulas, no caso tem mais vírgulas do que precisa no texto.
Competência 2: Dei 200 porquê tem dois repertórios que, na minha opinião, são legitimados, pertinentes e produtivos.
Competência 3: Dei 200 porquê você teve um projeto de texto coerente e estruturado corretamente.
Competência 4: Dei 160 porquê tu repetiu o conectivo 'ademais'.
Competência 5: Dei 200 porquê vi agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.

Minha correção não é lá essas coisas, mas espero ter te ajudado um pouquinho. Parabéns! Sua redação é muito boa!
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69295
Ei, Bia! Tudo bom?

A Constituição Federal de 1988 afirma que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se não em virtude de lei (contextualização). Entretanto, esse direito não é plenamente efetivado, uma vez que, a maternidade ainda é imposta como único destino digno para as mulheres (tese). Dessa forma, é urgente analisar as causas e implicações da gravidez compulsória no Brasil, tais como o enraizamento da maternidade obrigatória e as dificuldades que as mães têm na contemporaneidade (encaminhamento).

Diante desse contexto, é importante salientar o quão normalizado é o fato de ser mãe como única forma de encontrar a felicidade e amor verdadeiro (apresentação da ideia). A respeito disso, Luiz Gasparetto, célebre psicólogo brasileiro, diz que os padrões negativos vêm de ideias que a sociedade abraçou. Seguindo essa perspectiva, não é atual que as mulheres percam sua autonomia de escolher serem mães ou não, porém isso se normalizou, de tal modo que é super aceito ensinar uma menina a se preparar para a maternidade brincando de boneca ou ajudando nas tarefas de casa, mas não vale o mesmo para os meninos, para os quais a paternidade é, quase sempre, facultativa (encaminhamento da argumentação). Desse modo, ter filhos é tão padronizado que é visto como natural de uma mulher, que é imperfeita e infeliz sem eles (fechamento).

Ademais, diversas implicações são percebidas em consequência da maternidade pressionada ao sexo feminino (apresentação da ideia). (1) Isso porque várias mães sentem dificuldades após terem filhos, como adversidades ainda maiores no mercado de trabalho, que já é extremamente desigual para homens e mulheres(2), com crianças, essa disparidade aumenta, já que, existe ainda a falta de locais públicos(3) - as creches - preparados para receber crianças adequadamente (encaminhamento da argumentação). Nessa conformidade, as mães são empurradas, cada vez mais, para dentro de casa, forçando-se a gostar da maternidade que as exclui na escolha de querer procriar e cuidar de uma criança, de modo a deixar sua vida profissional (fechamento).

(1) Iniciar com um conectivo.
Exemplo: Nesse contexto, isso ocorre devo às dificuldades...
(2) Tente não acrescentar informações sem muitas especificações. Foque apenas em uma questão só - que, no caso, era a falta de creche que dificulta a vida da mãe trabalhadora.
(3) Por qual motivo ocorre essa falta?

Portanto, urge que o Ministério da Educação(1) promova a construção de creches(2), por meios governamentais mais expressivos, as verbas(3), com a finalidade de diminuir os impactos da maternidade forçada na sociedade brasileira(5), como os problemas enfrentados por mães no mercado de trabalho(4). Ademais(,) é necessário que as unidades formadoras de opinião(1)- as escolas e mídias sociais(4)- abram discussões(2), por intermédio de palestras ou publicações que informem e influenciem as mulheres a quebrar a normalização da maternidade como única fonte de felicidade (3/5), para que, dessa maneira, a sociedade largue o abraço de ideias ruins e falsas, e certifiquem seu direito constitucional (5).

(1) agente
(2) ação
(3) modo/meio
(4) detalhamento
(5) finalidade

Espero, de coração, que eu tenha te ajudado em algo.
Se precisar, me chame!
Abração. :D
@Biah00
0
Avatar do usuário
Por Biah00
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69319
@vitoriaca Hahaha, essa redação não é minha não, eu só ajudei a corrigir também :) Mas mesmo assim posso lhe citar na minha? Sua correção é ótima! s2
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69393
KKKKKKKKK MEU DEUS! Eu acabei citando a pessoa errada :shock:
@Iswbraga PERDÃO kkkkkkkk Sua correção está logo ali :)

@Biah00, claro! :lol:
0
Avatar do usuário
Por Iswbraga
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69468
vitoriaca escreveu:Ei, Bia! Tudo bom?

A Constituição Federal de 1988 afirma que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se não em virtude de lei (contextualização). Entretanto, esse direito não é plenamente efetivado, uma vez que, a maternidade ainda é imposta como único destino digno para as mulheres (tese). Dessa forma, é urgente analisar as causas e implicações da gravidez compulsória no Brasil, tais como o enraizamento da maternidade obrigatória e as dificuldades que as mães têm na contemporaneidade (encaminhamento).

Diante desse contexto, é importante salientar o quão normalizado é o fato de ser mãe como única forma de encontrar a felicidade e amor verdadeiro (apresentação da ideia). A respeito disso, Luiz Gasparetto, célebre psicólogo brasileiro, diz que os padrões negativos vêm de ideias que a sociedade abraçou. Seguindo essa perspectiva, não é atual que as mulheres percam sua autonomia de escolher serem mães ou não, porém isso se normalizou, de tal modo que é super aceito ensinar uma menina a se preparar para a maternidade brincando de boneca ou ajudando nas tarefas de casa, mas não vale o mesmo para os meninos, para os quais a paternidade é, quase sempre, facultativa (encaminhamento da argumentação). Desse modo, ter filhos é tão padronizado que é visto como natural de uma mulher, que é imperfeita e infeliz sem eles (fechamento).

Ademais, diversas implicações são percebidas em consequência da maternidade pressionada ao sexo feminino (apresentação da ideia). (1) Isso porque várias mães sentem dificuldades após terem filhos, como adversidades ainda maiores no mercado de trabalho, que já é extremamente desigual para homens e mulheres(2), com crianças, essa disparidade aumenta, já que, existe ainda a falta de locais públicos(3) - as creches - preparados para receber crianças adequadamente (encaminhamento da argumentação). Nessa conformidade, as mães são empurradas, cada vez mais, para dentro de casa, forçando-se a gostar da maternidade que as exclui na escolha de querer procriar e cuidar de uma criança, de modo a deixar sua vida profissional (fechamento).

(1) Iniciar com um conectivo.
Exemplo: Nesse contexto, isso ocorre devo às dificuldades...
(2) Tente não acrescentar informações sem muitas especificações. Foque apenas em uma questão só - que, no caso, era a falta de creche que dificulta a vida da mãe trabalhadora.
(3) Por qual motivo ocorre essa falta?

Portanto, urge que o Ministério da Educação(1) promova a construção de creches(2), por meios governamentais mais expressivos, as verbas(3), com a finalidade de diminuir os impactos da maternidade forçada na sociedade brasileira(5), como os problemas enfrentados por mães no mercado de trabalho(4). Ademais(,) é necessário que as unidades formadoras de opinião(1)- as escolas e mídias sociais(4)- abram discussões(2), por intermédio de palestras ou publicações que informem e influenciem as mulheres a quebrar a normalização da maternidade como única fonte de felicidade (3/5), para que, dessa maneira, a sociedade largue o abraço de ideias ruins e falsas, e certifiquem seu direito constitucional (5).

(1) agente
(2) ação
(3) modo/meio
(4) detalhamento
(5) finalidade

Espero, de coração, que eu tenha te ajudado em algo.
Se precisar, me chame!
Abração. :D
@Biah00
muuuito obrigada pela correção :)

"Team work makes the dream work"
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
5535 Exibições
por euraquel
0 Respostas 
2172 Exibições
por Jesse1000
0 Respostas 
355 Exibições
por BiahNalio
0 Respostas 
225 Exibições
por lHudsonl
A tristeza em tempos de felicidade compulsória
por maribel    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por maribel
0 Respostas 
56 Exibições
por Vitoriasm
0 Respostas 
527 Exibições
por Montenegro
1 Respostas 
201 Exibições
por Graziellee11
0 Respostas 
185 Exibições
por Ivel
0 Respostas 
118 Exibições
por Karol220

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM