Ademais, o fator pelo qual as epidemias são agravadas é a falta de saneamento básico. Segundo os dados da organização mundial de saúde (OMS), estima-se que metade da população mundial não tem acesso ao atendimento básico de saúde. Logo, o primeiro passo para que seja minimizada essa desigualdade social é promover um atendimento de qualidade e igualitário a todos os cidadãos, de modo que as necessidades físicas do indivíduo sejam supridas.
Outrossim, outra questão a analisar-se são as secas presentes nas regiões do nordeste. Visto que, Graciliano Ramos em seu livro "Vidas secas", narra a luta cotidiana de uma família que busca mecanismos para superar a falta d'água. Consequentemente, é viável que com a necessidade de água, as doenças vão se espalhando ainda mais, pois, o direito à saúde é negligenciado a uma minoria da população, que mesmo com leis favoráveis, não é realizada.
Portanto, é indubitável que os desafios para lidar com as epidemias no Brasil precisam de melhorias gradativas. Sendo assim, cabe à Organização Mundial de Saúde junto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas criar ações de poções artesanais e demandas de investimentos nos postos e hospitais para que se obtenha rendimento adequado para todos, e também um país mais organizado e palpável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.