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Por Taciana09
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Em um cenário caótico de pandemia, as pessoas viram a necessidade de se isolarem pessoalmente, e de se encontrarem pela internet. Entretanto, para os idosos que não tiveram estudo, mexer com as redes sociais se tornou um grande problema. Portanto, é preciso discorrer sobre os idosos e as barreiras de acesso às novas tecnologias.



Acima de tudo, é importante lembrar que os idosos estão a cada dia mais se interessando pelos celulares com as com as novas tecnologias. Isso porque, a população inteira está extremamente viciada na internet, significando exclusão digital e isolamento social para quem está de fora. Desse modo, apesar de todo o interesse, entorno de 70% das pessoas a terceira idade estão fora da internet, segundo o IBGE. Certamente, isso acontece por muitas vezes não terem alguém para ajudar, ou até mesmo de não terem paciência.



Ademais, a inclusão digital tem proporcionado uma série de benefícios aos idosos. Por exemplo, a lidar com o isolamento social, com aplicativos de mensagens e vídeo chamada, para matar a saudades dos familiares e amigos. Aliais, a ONU afirma que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esse direito. Porém, os idosos encontram dificuldades como as setoriais, motoras e físicas decorrentes dos avanços da idade.



Nesse sentido, as novas tecnologias têm exigido muitos dos idosos de uma maneira continua criando barreiras a elas. Dessa forma, é necessário que os estados disponibilizem recursos para a educação tanto de ensino regular, quanto para a tecnologia a eles, já que e dever dos governos garantir a educação. Além do mais, é preciso que as tecnologias vêm com possíveis adaptações para a terceira idade, para facilitar o seu uso e diminuir a exclusão digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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