Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69100
O documentário “The history of Stuff - A História das Coisas” de Annie Leonard aborda a sociedade de consumo e o ciclo de vida dos materiais, apontando para a necessidade de viver de forma mais sustentável. Nesse sentido, um dos temas discutidos na obra é a obsolescência programada, que trata-se da redução exagerada da vida útil de um produto com o intuito de aumentar o consumo de mercadorias mais recentes. Assim, torna-se necessário discutir acerca do sistema capitalista e da má influência midiática, os quais são grandes motivadores desse grave problema.

De início, cabe analisar o sistema capitalista como um causador da controvérsia. Segundo o filósofo prussiano Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Nessa perspectiva, nota-se atualmente que o sistema econômico brasileiro visa apenas o lucro e o acúmulo de riquezas, de modo a criar mercadorias com um prazo de validade, o que implica exploração, muitas vezes desenfreada, dos recursos naturais do planeta. Além disso, esse anseio leva o consumidor a comprar um novo produto assim que o anterior apresentar defeitos que já são pré-programados. Logo, a permanência de tal situação pode ocasionar problemas ambientais irreversíveis.

Outrossim, vale ressaltar a má influência midiática como outra grande razão da persistência da problemática. Prova disso, o escritor George Orwell ao afirmar que “a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”, mostra que a população sustenta as empresas ao mesmo tempo em que é manipulada pela mídia, a qual faz propagandas para induzir os indivíduos a comprarem os produtos das grandes indústrias. À vista disso, percebe-se que a mídia controla as pessoas de modo a favorecer os interesses do sistema capitalista, a qual leva o consumidor a trocar produtos em perfeito estado de funcionamento, por outros mais atuais. Dessa forma, a continuidade de tal condição corrobora o impasse.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação realizar debates e rodas de conversa nas escolas, por meio de profissionais qualificados, com enfoque na conscientização e formação do senso crítico dos jovens, de modo que não sejam facilmente influenciáveis. Essa medida terá como principal finalidade formar adultos que consigam perceber quando estão sendo manipulados para que não se deixem levar pelas propagandas da mídia e, consequentemente, reduzam os impactos da obsolescência programada. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69189
Olá, @Anna1. Tudo bem, querida?

Parabéns pelo notão! Redação muito top! :mrgreen:

Clique aqui para conferir a correção via arquivo.
Obs.: utilize a ferramenta de "zoom" na própria guia do Imgur.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69269
eurodrigo escreveu:Olá, @Anna1. Tudo bem, querida?

Parabéns pelo notão! Redação muito top! :mrgreen:

Clique aqui para conferir a correção via arquivo.
Obs.: utilize a ferramenta de "zoom" na própria guia do Imgur.
Olá, @eurodrigo, estou bem e você?
Muito obrigada pela correção, adorei esse modo de corrigir. Procurarei melhorar :D. Se quiser que eu corrija alguma redação sua, pode me marcar que assim que eu puder faço alguns comentários também ;) . Valeu!
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69292
Ei, Anna! Espero que você esteja bem.
Vi que o Rodrigo já trouxe uma excelente correção do seu texto, por isso deixarei minha análise para a próxima, ok? Espero que você não se importe :)

Perdão pela demora com o retorno.
Abração!
@Anna1
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69331
Anna1 escreveu:
eurodrigo escreveu:Olá, @Anna1. Tudo bem, querida?

Parabéns pelo notão! Redação muito top! :mrgreen:

Clique aqui para conferir a correção via arquivo.
Obs.: utilize a ferramenta de "zoom" na própria guia do Imgur.
Olá, @eurodrigo, estou bem e você?
Muito obrigada pela correção, adorei esse modo de corrigir. Procurarei melhorar :D. Se quiser que eu corrija alguma redação sua, pode me marcar que assim que eu puder faço alguns comentários também ;) . Valeu!
Por nada, Anna! Você escreve muito bem, basta prestar um pouco mais de atenção nas poucas questões pontuadas.

Ps.: na questão de gramática, acredito que o Felipe pode te ajudar mais do que eu, mas ele deu uma sumida da plataforma nesses últimos dias - deve estar ocupado. De qualquer forma, tentei sinalizar o máximo de erros possíveis. ;)

Ok! Assim que eu postar uma nova redação, marco você também. Grato pela disposição! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69548
vitoriaca escreveu:Ei, Anna! Espero que você esteja bem.
Vi que o Rodrigo já trouxe uma excelente correção do seu texto, por isso deixarei minha análise para a próxima, ok? Espero que você não se importe :)

Perdão pela demora com o retorno.
Abração!
@Anna1
Olá, tudo bem, obrigada pelo retorno! :D
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69549
eurodrigo escreveu:
Anna1 escreveu:
eurodrigo escreveu:Olá, @Anna1. Tudo bem, querida?

Parabéns pelo notão! Redação muito top! :mrgreen:

Clique aqui para conferir a correção via arquivo.
Obs.: utilize a ferramenta de "zoom" na própria guia do Imgur.
Olá, @eurodrigo, estou bem e você?
Muito obrigada pela correção, adorei esse modo de corrigir. Procurarei melhorar :D. Se quiser que eu corrija alguma redação sua, pode me marcar que assim que eu puder faço alguns comentários também ;) . Valeu!
Por nada, Anna! Você escreve muito bem, basta prestar um pouco mais de atenção nas poucas questões pontuadas.

Ps.: na questão de gramática, acredito que o Felipe pode te ajudar mais do que eu, mas ele deu uma sumida da plataforma nesses últimos dias - deve estar ocupado. De qualquer forma, tentei sinalizar o máximo de erros possíveis. ;)

Ok! Assim que eu postar uma nova redação, marco você também. Grato pela disposição! :D
Obrigada, Rodrigo. Creio que ele esteja ocupado mesmo rs.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
75 Exibições
por Banpadam
Os perigos da obsolescência programada
por rebeccafroio    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por rebeccafroio
Os perigos da obsolescência programada
por ThaysC    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por ThaysC
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM