Em primeiro plano, o ensino conteudista presente historicamente no contexto educacional Tupiniquim é um dos principais motivadores do êxodo escolar. Sob esse viés, o educador brasileiro Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da autonomia" afirma que o modelo de ensino nacional é tecnicista, ou seja, se configura como uma metodologia passiva e mecanizada. Por conseguinte, os estudantes acabam perdendo o ânimo para aprender e seguindo essa conjuntura, o futuro profissional do corpo social é amplamente afetado. Sendo assim, é imprescindível que o poder político adote uma reforma educacional na grade curricular e no modo de ensino da nação verde e amarela.
Em segundo plano, a falta de estrutura nas instituições educacionais públicas impedem os estudantes de efetivarem seus direitos políticos presentes por lei. Isso acontece pela incúria estatal acerca do ensino público. Nessa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman define como "instituições zumbis" aqueles órgãos políticos que apesar de existirem, permanecem inertes. Nessa linha de raciocínio, o Ministério da Educação, responsável pela educação do corpo social, é ineficaz em cumprir sua função, assim como as Instituições Zumbis de Bauman. Dessa maneira, a infraestrutura nos locais de ensino leva o estudante a desistir de seu processo de aprendizado e consequentemente, contribui para o abandono escolar.
Portanto, são necessárias medidas exequíveis a fim de mitigar a evasão educacional em questão no Brasil. Sob essa conjuntura, é fulcral que o Ministério da Educação, através da contração de pedagogos especializados, realize uma reforma educacional no modo de ensino brasileiro. Assim, a educação irá ser moldada a partir das necessidades de professores e estudantes. Ademais, é de extrema importância que o Poder Executivo, através de renda governamental, execute a criação de novas escolas mais modernas e promova a reconstrução de instituições precárias, a partir disso, os impasses que permeiam a questão da falta de infraestrutura nas escolas irão se regular. Nesse viés, o direito presente na Carta Magna será cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.