Nesse sentido, cabe responsabilizar a negligência do governo em não universalizar o saneamento básico para incentivar o reúso da água e melhorar as estruturas dos esgotos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizadas pelo IBGE, em 2018 apenas 66% dos brasileiros tinha acesso à rede de coleta, sendo que em treze estados a coleta era menor que 50%, mas se considerar todo o esgoto do país, apenas 46% recebe tratamento adequado. À vista disso, é notório a ausência de condições que submetam um tratamento eficiente do esgotamento, a fim de proporcionar uma ultrafiltração funcional para a água poluída que chega nos rios, e isto está profundamente ligado à carência metodológica— para a eliminação das misturas de resíduos e sedimentos presentes no líquido— e a falta de recursos para investir no setor público. Logo, se não priorizarem mudanças, a situação só tende a piorar.
Nesse viés, nota-se que há uma quebra do "contrato social", descrito pelo filósofo John Locke, quando a ausência de atuação do estado afeta drasticamente os direitos garantidos aos cidadãos, como a água potável e o saneamento básico em prol do investimento à saúde. Sob essa ótica, segundo a análise de patologias, realizadas pelo Instituto Trata Brasil, a taxa de internações por doenças, como a diarreia, são de 190 para cada 100 mil habitantes, enquanto que entre as dez melhores cidades com saneamento básico, essas taxas caem para 68,9. Nessa lógica, é imperioso que haja mais investimento na infraestrutura, para que todos os brasileiros tenham acesso a água sustentável, logo, ocorrerá uma diminuição das doenças relacionadas ao problema.
Portanto, o Governo Federal, por meio de ONGs, como o Instituto Trata Brasil,— uma organização que trabalha para que o cidadão se informe e reivindique a universalização do saneamento básico— deve formar grupos de voluntários do saneamento local e convidar os moradores e a prefeitura para ajudar, tanto com campanhas educativas —sobre o cuidado com o esgoto e a importância hídrica —quanto com ações na comunidade, a fim de despertar o senso crítico da população ao descartarem materiais indevidos na água dos esgotos. Assim, afastando uma possível realidade do declínio social presente no filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.