De acordo com as estatísticas, 19 milhões de brasileiros passaram fome de 2020 até o momento atual e 55,2% do povo convivem com um certo grau de insegurança alimentar. Mesmo o Brasil sendo um país rico em recursos naturais que poderiam ser aproveitados para suprir as necessidades da população, esses dados mostram que esse aproveitamento não acontece e a fome continua crescendo no país, desamparando milhares de pessoas.
Além disso, a taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2021 de acordo com o IBGE é de 14,7% correspondendo a 14,8 milhões de pessoas sem trabalho. A falta de oportunidades de emprego afeta a renda dos brasileiros o que consequentemente prejudica a compra de recursos essenciais para a vida como a comida.
Portanto, diante dos fatos apresentados no decorrer do texto, é perceptível a omissão estatal para erradicar o quadro da fome no Brasil. Assim, para solucionar esse problema, é necessário o auxílio do governo na criação de projetos de distribuição de alimentos, como cestas básicas, que têm por objetivo apoiar a grande parte da população que erradamente convive com a fome. E por fim, deve-se gerar mais chances de trabalhos para os cidadãos e distribuir de maneira correta a renda entre eles para que todos possam ter um meio de se sustentar e poder usufruir do que é direito de todo ser humano: a alimentação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.