Nessa perspectiva, o machismo é um problema que criou raízes no corpo social do país. Acerca disso, o filósofo irlandês George Bernard Shaw explica que o progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar suas mentes, não conseguem mudar nada. Dessa maneira, isso é associado a violência contra a mulher em questão no Brasil, pois é um quadro impulsionado por atitudes machistas de grande parte dos homens da população brasileira, já que há ausência de mudança no pensamento dessas pessoas, assim contribuindo para o regresso e, consequentemente, a situação continua a mesma, contrariando a ideia do filósofo. Dessa forma, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa ocorrência.
Ademais, a mídia vem omitindo essa dificuldade. Por conseguinte, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro defende que é necessário tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado na questão da agressão contra a mulher no Brasil, pois a mídia não expõe os vários casos em mulheres são agredidas pelos seus maridos no ambiente domiciliar, verbalmente e fisicamente, tratando esse assunto com superficialismo, o que deixa-o invisível aos olhos do povo. Desse modo, urge tirar esse desafio de invisibilidade para atuar sobre ele, como defende a pensadora.
Portanto, infere-se que medidas são necessárias para intervir no imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública — ramo do Estado responsável pela defesa da ordem jurídica — promover a erradicação da violência contra a mulher persistente no Brasil, por meio da criação de leis eficazes que realmente resultem na solução desse problema e a inspeção por profissionais securitários capacitados no ambiente doméstico, a fim de manter um local que encontre-se ausente do que foi apresentado. Somente assim isso não será mais algo corriqueiro, como explicou Simone de Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.