Avatar do usuário
Por anaclarax16
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69195
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao trabalho em condições dignas e a previdência social, como inerente a todo cidadão brasileiro. Embora, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a exploração ao trabalhador na sociedade moderna, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater ao trabalho sem remuneração e condições favoráveis à esses trabalhadores, que em muitos casos saiem de suas cidades de origem, onde passam por situações difíceis, como, não ter um trabalho e não ter como se manter, manter suas casas e suas famílias, e acabam deslocando-se para outros estados, mas acabam entrando em outra situação precária e humilhante, por conta de seus empregadores não o tratarem com dignidade e os recompensarem por seu trabalho pesado. Essa ocasião, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre suas funções de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho digno e a previdência social, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que o trabalho pesado na zona ruaral (em agrícolas) que em muitas das vezes é em condições precárias e humilhantes, como impulsionador do trabalho escravo no Brasil. Segundo Émile-Auguste Chartier, o trabalho é a melhor e a pior das coisas, a melhor se for livre, a pior, se for escravo. Diante de tal exposto é necessário medidas preventivas e humanitárias, para que tal cenário não continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo, por meio de propagandas televisivas, invista mais na educação, pois a educação faz o ser humano, e o ser humano muda o mundo, assim essas pessoas subordinadas ao trabalho escravo perceberam e se atentaram mais aos seus direitos a, moradia, educação, trabalho digno e com remuneração, saúde, transporte, todos os direitos em melhores condições que o ser humano possui. Investir também na fiscalização dessas áreas rurais, se atentarem as denúncias, que nesses casos são bastante recorrentes. Assim se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde a Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma Jhon Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
142 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
86 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
175 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
76 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
32 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
34 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
43 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
63 Exibições
por Walquiria0
Alienação na sociedade moderna
por FranzUltra    - In: Outros temas
0 Respostas 
146 Exibições
por FranzUltra
0 Respostas 
92 Exibições
por maysaasilvaa

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM