Primeiramente, a desigualdade socioeconômica é um entrave para a retirada de documentos pessoais. A sociedade atual está dividida em classes sociais, o que desencadeia a desigualdade na distribuição de recursos, que afeta diretamente fatores como o monopólio da informação é da educação para a população. O renomado filósofo Karl Marx é um dos principais críticos dessa divisão social, afirmando que os únicos prejudicados será o proletariado, classe mais baixa. Assim, em concordância com a tese defendida pelo filosofo, essa classe desfavorável não tem conhecimento sobre a importância de registros pessoais, já que essa carência informacional é um empecilho para que isso ocorra. Dessa forma, é clara a importância de medidas para a problemática.
Além disso, situações de vulnerabilidade é um entrave para a retirada de documentos. Segundo o site “Diário do Nordeste”, na pandemia do covid 19, a população que mora nas ruas, enfrenta dificuldades para a vacina contra o vírus, já que há a falta de documentações. Nesse âmbito, esse grupo social é um dos que estão mais vulneráveis, não conseguindo exercer, então, sua cidadania e usufruir de seus direitos, como por exemplo a vacinação, pois não estão sob o “radar” do governo. De maneira que é difícil a qualificação de coleta de dados sobre os menos. Assim, é notório como a problemática afeta esse grupo.
Portanto, para que a falta de documentações seja coibida. É imprescindível, pois, que o Ministério dos direitos humanos, responsável pelos direitos dos cidadãos e das minorias sociais, crie campanhas sobre a importância de retirar os documentos pessoais, de modo que será divulgada pelas mídias sociais, aquelas responsáveis pela informação a população, a fim de conscientizar sob a importância dos registros pessoais. Assim como a criação de projetos eficientes para a busca e coleta de dados em pessoas em situações de vulnerabilidades. Dessa maneira, com essas estratégias as problemáticas serão minimizadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada