Há muito tempo o mundo não passa por um problema tão grande na área da saúde quanto recentemente com o novo coronavírus, a doença vem deixando milhões de mortos no globo, aqui no Brasil o quadro não é diferente, além de uma crise na saúde, a qualidade na educação diminuiu-se.
O número de alunos fora da escola é um dos principais impactos, desde 2020 as escolas públicas e privadas adotaram o sistema de ensino remoto, assim os alunos com acesso à internet em suas casas não precisam se deslocar até a escola, porém esse sistema que beneficia muitos, restringe outros pois há milhares de famílias que carecem de internet e meios de comunicação, logo esses estudantes não conseguem ter acesso a aulas e conteúdos importantes para o aprendizado de cada um deles.
Visando a diminuição do número de jovens fora da escola, o governo federal, junto dos estados e municípios deve criar medidas que aproximem os alunos da conectividade, por meio da criação de bibliotecas públicas informatizadas e centros de apoio a esses estudantes, provendo uma melhora na educação brasileira.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Bio: Olá, meu nome é Wagner e o próximo Enem será o meu primeiro, no momento estou estudando em casa por conta da pandemia, e estou cursando o último ano do ensino médio. Espero poder ajudar e ser ajudado nesse projeto, estou ansioso!
↳ Há muito tempo o mundo ⟨Atenção》 aqui seria bem legal você utilizar um repertório histórico para deixar claro que existiu outras doenças pandemicas problemáticas e semelhante ao Covid-19. Assim, além de mostrar que tem uma grande "bagagem de conhecimento" sobre o assunto também estaria introduzindo um repertório, o que é muito bom! Um exemplo: " Em 1343, a peste bubônica foi uma pandemia que assolou em sua totalidade os continentes asiático e europeu, provocando uma das maiores baixas populacionais e uma série de problemas sociais em decorrência da situação. [...]" ⟩ não passa por um problema tão grande na área da saúde⟨ Conselho》retome o tema, coloque na área da educação, já que o mais importante a ser discutido é essa pauta dos impactos do Covid-19 na educação⟩ quanto⟨ erro》 aqui deveria estar comparando com os dias atuais, sendo assim, o correto é "como" ⟩ recentemente com o novo coronavírus, a doença vem deixando milhões de mortos no globo, aqui( erro》 tire o "aqui") no Brasil o quadro não é diferente, além de uma crise na saúde, a qualidade na educação diminuiu-se( erro》evite deslocar uma palavra assim, tente algo como: " também diminuiu consideravelmente a qualidade do ensino". Ademais, cuidado com o que afirma na tese, pois terá que retomar no desenvolvimento para explicar o "porquê?", além de, também, trazer preferências como: dados ou qualquer outro repertório— que se encaixe com sua trajetória na argumentação—para tornar sua afirmação pertinente e evidenciar uma boa estrutura dissertativa) .
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⌜ ✎⌝ Sua introdução ainda falta vários elementos que demonstre uma boa estrutura para o seu texto argumentativo. Conectivos. sequência adequada. contextualizar》Interpretar ou analisar, tendo em conta o contexto em que está inserido. Tese》O momento que irá defender sua contextualização, por que ela se encaixa com o tema? Encaminhamento》 conclusão final da introdução, aqui você revela um pequeno resumo do que será discutido no seu D1( Primeiro desenvolvimento) e D2( Segundo desenvolvimento)
《》exemplo de uma introdução nota mil do Enem 2018.
《》Lucas Felpi.
No livro 1984 de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes[contextualizar》apresentar um repertório. Aqui ele escolheu um livro para usar como sustento para sua tese]. Nesse sentido[ Conectivos》 o Enem adora esses carinhas, eles marcam uma "ligação" entre os assuntos que irá discorrer], a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica.[tese》após exemplificar ele relaciona com a atualidade trazendo o assunto para nossa realidade] Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.[encaminhamento》 apresenta desafios e consequências que provavelmente serão discutidos no D1 e D2.]
⁰¹【 DESENVOLVIMENTO 】
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↳[Ausência de conectivo》 adicione um aqui.] O número de alunos fora da escola é um dos principais impactos, desde 2020 as escolas públicas e privadas adotaram o sistema de ensino remoto, assim os alunos com acesso à internet em suas casas não precisam se deslocar até a escola, [erro》deveria ser ponto final e o início de um novo período.] porém [erro》deveria haver uma vírgula aqui.] esse sistema que beneficia muitos, restringe outros[erro》faltou vírgula.] pois há milhares de famílias que carecem de internet e meios de comunicação, [Atenção》 para seu desenvolvimento ter um fechamento adequado, utilize ponto final aqui ao invés de vírgula] logo[vírgula] esses estudantes não conseguem ter acesso a aulas e conteúdos importantes para o aprendizado de cada um deles.
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⌜ ✎⌝ bem... vejo que tem uma boa base, mas para melhorar ainda mais seus futuros desenvolvimentos, se atente as dicas abaixo. Pois, notei que faltou uma discussão mais aprofundada na problemática proposta. Observe as dicas: conectivo de introdução/relevância no início do desenvolvimento》primeiramente; em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; acima de tudo; para começar; sobretudo; principalmente; primordialmente; [...]
Sinais de pontuação.
um repertório específico.
fechamento da argumentação.
⁰² 【 DESENVOLVIMENTO 】
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↳ ausência do segundo desenvolvimento》 é importante que se guie pela estrutura do texto-dissertativo presente no Enem. Portanto, deixo uma Tarefinha pra você, deve utilizar o material que deixarei no final da correção (a cartilha de redações nota 1000 do Lucas Felpi) e analisar às características que fizeram aquelas pessoas adquirirem sua pontuação: introdução.
conectivos.
contextualização
argumentação.
repertório.
estrutura.
【 CONCLUSÃO 】
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↳[conectivo》exemplo: "Portanto"]Visando a diminuição do número de jovens fora da escola, o governo federal[AGENTE], junto dos estados e municípios,[MEIO] deve criar medidas que aproximem os alunos da conectividade[AÇÃO], por meio da criação de bibliotecas públicas informatizadas e centros de apoio a esses estudantes,[MEIO] provendo uma melhora na educação brasileira.
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⌜ ✎⌝ conclusão》Ela está, infelizmente, incompleta. Ademais, um pouco confusa, como seria "aproximar os alunos da conectividade"[Ação]? No que isso ajudaria[Objetivo]? Pra que[Detalhamento]?
□. Coerência e coesão.
□. Conectivos.
□. Vírgula e pontuação.
□. Repertório.
□. Estrutura de uma redação(modelo Enem).
□. Introdução, desenvolvimento e conclusão.
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, como eles fizeram a conclusão,... entre outros pontos importantes.
[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês e costumo corrigir de noite (o próprio Zumbi em pessoa kkk)♡]
《》Dicas do dia:
1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil
2- Canais aconselháveis:
[》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]
Bio: OLÁ!♡ me chamo Emily, e estou aqui para aprender com vocês e espero que aprendam comigo também (apesar de eu ser uma estudante com muita sede de conhecimento ainda KKK). Estudo sozinha, então é como aquele velho ditado "só eu e Deus", ainda não sei muito bem o que quero como carreira mas meu objetivo é tentar meu melhor em qualquer uma que me faça feliz. Obrigado por sua atenção, e A GENTE CONSEGUE RAPAZIADA!
(⚠️》Últimas considerações》eu posso corrigir sua redação, mas quero que fique claro que eu não sou uma profissional no assunto e erro as vezes. Então, se quiser uma correção minha, basta me marcar e se colocar um elogio eu vou mais rápido que o Flash 😳👏[ Kkkk brincadeira gente])
[⚠️》Última das últimas considerações (kkkk)》 perdão se eu demorar para trazer uma correção, sou bem detalhista em algumas partes e normalmente pesquiso tudo para ver se estou fazendo certinho. Estarei corrigindo aleatoriamente, então, mil desculpas se eu não chegar em sua redação.]
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