A princípio, não é de hoje que a imprensa acaba utilizando do meio jornalístico para articular a opinião pública de acordo com seus interesses, dificultando a formação plena da opinião popular, por meio da omissão e divulgação de informações que reflitam seus pensamentos. Esse tipo de fenômeno pode aparecer em épocas de crise, como por exemplo, durante a pandemia de covid-19, quando a emissora "Record" passou a divulgar apenas dados que amenizassem a gravidade da doença, influenciando a população a acreditar que o ritmo da vacinação estava avançada.
Outrossim, outro fator prejudicial acerca da parcialidade da mídia é a omissão de dados de extrema importancia para a população, impossibilitando que, a partir deles, medidas sejam tomadas para a resolução de problemas sociais. Para exemplificar, a situação pandêmica atual pode ser utilizada, pois, após o vazamento de escandâlos de corrupção acerca do superfaturamento de vacinas, emissoras televisivas como a "Record" e "SBT" não divulgam as notícias de modo a evidenciar a gravidade da situação, impedindo que, a partir do entendimento da população, os responsáveis pelo crime sejam punidos.
Diante disso, são necessárias que medidas sejam tomadas para a resolução da parcialidade dos meios midiáticos na medida do possível, cabe a população se conscientizar acera dos interesses que certos meios da imprensa possam ter, buscando sempre o máximo de informações disponíveis acerca de cada assunto para que, por meio do conhecimento amplo, se possa desenvolver uma opinião pautada na verdade e imparcialidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada