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Por Lowidash
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Responsável pela pesquisa e divulgação de informações para a população, a imprensa exerce importantíssimo papel na manutenção das instituições sociais da sociedade brasileira contemporânea. Contudo, este importante meio de conscientização e democratização de dados tem passado a refletir interesses políticos e ideológicos de seus proprietários, demonstrando imparcialidade na veiculação das notícias. Este fato acaba por impedir e dificultar a formação da opinião pública de forma crítica e por dificultar a circulação de informações relevantes para a população.

A princípio, não é de hoje que a imprensa acaba utilizando do meio jornalístico para articular a opinião pública de acordo com seus interesses, dificultando a formação plena da opinião popular, por meio da omissão e divulgação de informações que reflitam seus pensamentos. Esse tipo de fenômeno pode aparecer em épocas de crise, como por exemplo, durante a pandemia de covid-19, quando a emissora "Record" passou a divulgar apenas dados que amenizassem a gravidade da doença, influenciando a população a acreditar que o ritmo da vacinação estava avançada.

Outrossim, outro fator prejudicial acerca da parcialidade da mídia é a omissão de dados de extrema importancia para a população, impossibilitando que, a partir deles, medidas sejam tomadas para a resolução de problemas sociais. Para exemplificar, a situação pandêmica atual pode ser utilizada, pois, após o vazamento de escandâlos de corrupção acerca do superfaturamento de vacinas, emissoras televisivas como a "Record" e "SBT" não divulgam as notícias de modo a evidenciar a gravidade da situação, impedindo que, a partir do entendimento da população, os responsáveis pelo crime sejam punidos.

Diante disso, são necessárias que medidas sejam tomadas para a resolução da parcialidade dos meios midiáticos na medida do possível, cabe a população se conscientizar acera dos interesses que certos meios da imprensa possam ter, buscando sempre o máximo de informações disponíveis acerca de cada assunto para que, por meio do conhecimento amplo, se possa desenvolver uma opinião pautada na verdade e imparcialidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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