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Por robertarocha
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No governo Getúlio Vargas, em 1937, foi descoberto o Plano Cohen, que consistia em um suposto levante criado pelo Partido Comunista para tomar o poder e derrubar o presidente, a partir de ameaças e desencadeamento de greves, manifestações e ataques. Essa situação teria levado o governo a adotar medidas drásticas, con políticas anti- comunistas, o que levou à ascensão do Estado Novo. Todavia, a origem desse plano era fraudulenta, ou seja, apenas serviu de justificativa para implantação de uma ditadura no país. Nesse sentido, a disseminação de notícias falsas é uma problemática persistente no cenário brasileiro, que visa a um objetivo camuflado seja político ou social e, dessa forma, representa um desafio pafa as comunicações.
A princípio da contemporaneidade a democratização do acesso à informação, gerada pela internet, potencializa a disseminação das fake news, uma vez que a alta velocidade de propagação das notícias falsas no meio cibernético faz com que o público atingido seja maior. Ao levar em consideração a influência da internet na divulgação de notícias falsas é possível estabelecer uma relação com o conceito de "prisão panóptica", do filósofo Michel Foucault. Dessa forma, assim como na definição há um instrumento de manipulação por trás das notícias falsas, que pode controlar a forma como a sociedade pensa, apesar de ser imperceptível. Assim, agentes sociais como Estado ou a Mídia podem exercer relações de dominação de poder no meio social a partir do controle da divulgação de notícias, o que pode comprometer a fluidez dos meios de comunicação.
Outrossim, de acordo com o filósofo racionalista René Descartes para saber se um conhecimento verdadeiro é presença adotar a "dúvida metódica", como forma de moldar uma base para a compreensão do mundo. Em harmonia com essa ideia, os indivíduos precisam utilizar a dúvida para uma análise das notícias informações divulgadas, como forma de minimizar a propagação de notícias falsas, ou seja, buscar sobretudo a veracidade dos fatos. Entretanto, a utilização da interpretação
no combate a fake news é falha, uma vez que os escassos investimentos na Educação Básica fazem com que a maioria dos indivíduos não busquem saber a origem da informação, ainda que ela parece absurda.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir os desafios da comunicação na era das fake news. Urge que o Estado invista parte do erário no setor sducacional, por meio do fortalecimento da disciplina de linguagem e interpretação textual, com o objetivo de formar indivíduos críticos e assim reduzir a propagação de notícias falsas no meio social. Concomitantemente é mister que as escolas estabeleçam debate sobre a influência da internet na propagação das fake news, com o intuito de frisar a importância da interpretação de notícias, sobretudo no ambiente on-line, por meio de aulas e palestras que destaquem os processos de manipulação gerado, por meio das notícias falsas. Dessa forma, será possível formar indivíduos conscientes e, assim, haverá um combate eficaz as fake news.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por robertarocha
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#68967
robertarocha escreveu:No governo Getúlio Vargas, em 1937, foi descoberto o Plano Cohen, que consistia em um suposto levante criado pelo Partido Comunista para tomar o poder e derrubar o presidente, a partir de ameaças e desencadeamento de greves, manifestações e ataques. Essa situação teria levado o governo a adotar medidas drásticas, com políticas anti- comunistas, o que levou à ascensão do Estado Novo. Todavia, a origem desse plano era fraudulenta, ou seja, apenas serviu de justificativa para implantação de uma ditadura no país. Nesse sentido, a disseminação de notícias falsas é uma problemática persistente no cenário brasileiro, que visa a um objetivo camuflado seja político ou social e, dessa forma, representa um desafio para as comunicações.
A princípio, na contemporaneidade, a democratização do acesso à informação, gerada pela internet, potencializa a disseminação das fake news, uma vez que a alta velocidade de propagação das notícias falsas, no meio cibernético, faz com que o público atingido seja maior. Ao levar em consideração a influência da internet na divulgação de notícias falsas é possível estabelecer uma relação com o conceito de "prisão panóptica", do filósofo Michel Foucault. Dessa forma, assim como na definição, há um instrumento de manipulação por trás das notícias falsas, que pode controlar a forma como a sociedade pensa, apesar de ser imperceptível. Assim, agentes sociais como Estado ou a Mídia podem exercer relações de dominação de poder no meio social, a partir do controle da divulgação de notícias, o que pode comprometer a fluidez dos meios de comunicação.
Outrossim, de acordo com o filósofo racionalista René Descartes para saber se olum conhecimento é verdadeiro é presença adotar a "dúvida metódica", como forma de moldar uma base para a compreensão do mundo. Em harmonia com essa ideia, os indivíduos precisam utilizar a dúvida para uma análise das notícias informações divulgadas, como forma de minimizar a propagação de notícias falsas, ou seja, buscar sobretudo a veracidade dos fatos. Entretanto, a utilização da interpretação
no combate a fake news é falha, uma vez que os escassos investimentos na Educação Básica fazem com que a maioria dos indivíduos não busquem saber a origem da informação, ainda que ela parece absurda.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir os desafios da comunicação na era das fake news. Urge que o Estado invista parte do erário no setor educacional, por meio do fortalecimento da disciplina de linguagens e interpretação textual, com o objetivo de formar indivíduos críticos e, assim, reduzir a propagação de notícias falsas no meio social. Concomitantemente, é mister que as escolas estabeleçam debate sobre a influência da internet na propagação das fake news, com o intuito de frisar a importância da interpretação de notícias, sobretudo no ambiente on-line, por meio de aulas e palestras que destaquem os processos de manipulação gerado, por meio das notícias falsas. Dessa forma, será possível formar indivíduos conscientes e, assim, haverá um combate eficaz as fake news.
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