Em primeiro lugar, é importante destacar o descaso governamental com a educação, principalmente com a básica. Segundo o site de notícias Correio Braziliense, em 2020, O MEC (Ministério da Educação) teve o menor investimento no ensino básico da década, deixando o aprendizado ainda mais deficiente, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Assim, fica claro o agravamento do ensino no Brasil e que o direito previsto no artigo 6° da Constituição não é pleno no país.
Consequentemente, as péssimas condições estruturais das escolas influem para um aprendizado irregular. Segundo o estudo “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-americana”, feito pelo BID — Banco Interamericano de Desenvolvimento —, constatou que a falta de estrutura nas escolas (laboratórios de ciências e bibliotecas, por exemplo) prejudica a aprendizagem dos alunos. No cenário brasileiro, a situação é ainda pior, visto que coisas básicas como banheiros e ventilação faltam, ou são precários, em grande número das escolas do país.
Portanto, medidas são necessárias para reverter a atua situação da aprendizagem no Brasil. Desse modo, Ministério da Educação deve investir maiores recursos na estrutura das escolas, principalmente do ensino básico, e equipar adequadamente com bibliotecas e laboratórios, por exemplo, as instituições que já apresentam adequada estrutura básica por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essas medidas, reverter a atua situação e, com isso, tornar o direito à educação verdadeiramente pleno.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.