Primeiramente, é notório a lacuna educacional como uma causa no que diz respeito aos problemas causados por tal temática. Segundo a máxima socrática "O homem comete erros devido à própria ignorância". Neste contexto, a inexistência da construção de consciência de consumo nas crianças contribui para a formação de futuros consumidores não conscientes, resultando no consumo desenfreado. Desse modo, é dever governamental promover a criação de programas e ações que visem preparar e introduzir as crianças no mundo do marketing, criando assim a base necessária para a formação de futuros consumidores conscientes.
Posteriormente, é consequência da má veiculação da publicidade infantil, a estimulação do materialismo, do individualismo e da violência. Para exemplificar, uma pesquisa da Fundação Casa em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais da metade dos adolescentes internados por conflitos com a lei estão envolvidos em crimes ligados a bens de consumo. Nessa ótica, é imprescindível a criação de projetos a fim de solucionar tal objeção.
Portanto, é responsabilidade do Governo Federal promover a regulamentação da veiculação e do conteúdo publicitário infantil, com o intuito de solucionar as problemáticas, por meio da mudança da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), adicionando a instrução financeira básica, bem como a recorrente conscientização dos alunos e eventuais multas à empresas que não seguirem a Resolução nº 163/2014, proposta pelo Conanda. Cooperando assim, com a construção de um futuro promissor ao formar cidadãos cientes e quebrar o círculo vicioso de violência e consumismo exagerado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.