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Por Dariane12
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“A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”. Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão da cultura do assédio, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Nesse contexto, torna-se evidente como causas à impunidade, bem como uma insuficiência legislativa.
Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho a consolidação de uma solução, à falta de punição. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que “a injustiça em um lugar qualquer ameaça à justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange à invasão da privacidade essencial de todo ser humano. Assim, situações constrangedoras são comuns em todos os lugares e em todos os momentos, não é à toa que mais de 90% das mulheres já sofreram esse tipo de violência que infelizmente é cotidiana.
Outrossim, a ineficácia de leis ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. De acordo com o filósofo John Locke “As leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. Entretanto, na questão do assédio, a legislação não tem sido suficiente para resolver o revés, sendo visível como principalmente a população feminina, infelizmente tem sido atormentada e sofre com medo até de andar sozinha pelas ruas, sem seu direito de liberdade como garante as normas.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para tanto, é necessário que as famílias, em parceria com a liderança dos bairros, exijam do poder público o cumprimento do direito constitucional de proteção a essas vítimas. Essa exigência deve se dar por meio da produção de ofícios e cartas de reclamação coletivos, com a descrição de relatos de pessoas da comunidade que sofrem com esse entrave, a serem entregues nas prefeituras, para que os princípios constitucionais sejam cumpridos. Aliado a isso, o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da justiça, devem realizar duplamente ações de punições e atendimento psicológico aos agressores e às vítimas, a fim que esse cenário melhore. Dessa forma a máxima de Hannah Arendt seria concretizada na realidade brasileira de forma mais respeitosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69158
Ei Dariane, tudo bem?
Me desculpe pela demora.


“A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”. (1)Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos na sociedade (contextualização). No entanto, no que concerne à questão da cultura do assédio, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema (tese). Nesse contexto, torna-se evidente como causas(2) à(3) impunidade, bem como uma insuficiência legislativa (encaminhamento).

(1) Recomendo que comece assim: "Segundo Hannah Arendt, filosofa alemã, a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos, retratando, então, a importância da permanência das diretrizes na sociedade".
(2) Causas de?
(3) Sem crase.

Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho a consolidação de uma solução,(4) à falta de punição (apresentação da ideia). Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que “a injustiça em um lugar qualquer(5) ameaça à justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange à invasão da privacidade essencial de todo ser humano. Assim, situações constrangedoras são comuns em todos os lugares e em todos os momentos, não é à toa que mais de 90%(6) das mulheres já sofreram esse tipo de violência que infelizmente é cotidiana (encaminhamento da argumentação)(7). (fechamento ?)(8)

(4) Retire a virgula.
(5) Coloque uma virgula.
(6) Cadê a fonte da informação?
(7) Argumentação pouco clara e confusa.
(8) Faltou o fechamento.

Outrossim, a ineficácia de leis ainda é um grande impasse para a resolução da problemática (apresentação da ideia). De acordo com o filósofo John Locke “As leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. Entretanto, na questão do assédio, a legislação não tem sido suficiente para resolver o revés, sendo visível como principalmente a população feminina, infelizmente tem sido atormentada e sofre com medo até de andar sozinha pelas ruas, sem seu direito de liberdade como garante as normas (encaminhamento da argumentação). (fechamento ?) (9).

(9) Mesma coisa da questão 7 e 8.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para tanto, é necessário que as famílias(1), em parceria com a liderança dos bairros(1), exijam do poder público o cumprimento do direito constitucional de proteção a essas vítimas (2). Essa exigência deve se dar por meio da produção de ofícios e cartas de reclamação coletivos, com a descrição de relatos de pessoas da comunidade que sofrem com esse entrave, a serem entregues nas prefeituras, para que os princípios constitucionais sejam cumpridos (3/4). Aliado a isso, o Ministério da Saúde(1) juntamente com o Ministério da justiça (1), devem realizar duplamente ações de punições e atendimento psicológico aos agressores e às vítimas(2), a fim que esse cenário melhore (5). Dessa forma a máxima de Hannah Arendt seria concretizada na realidade brasileira de forma mais respeitosa. (6).

(1) agente
(2) ação
(3) meio/modo
(4) detalhamento
(5) finalidade (poderia dar mais detalhes nessa parte)
(6) Conclusão completa.

Vou deixar alguns vídeos para você se aperfeiçoar na argumentação:
https://www.youtube.com/watch?v=ZA9EEY3vX3Q
https://www.youtube.com/watch?v=JZX_boYXWFk
https://www.youtube.com/watch?v=u3psYKKsLKo

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma.
Abraço!
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