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Por Evefers
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#68843
Atualmente, vê-se crescente uma carência educacional que atinge a população brasileira, seja pela falta de investimentos do governo nas áreas mais básicas, seja pela "preguiça" de leitura incentivada pela rapidez de informações fomentada nas redes sociais. Embora os níveis de alfabetização e educação venham apresentando um considerável crescimento ao longo das décadas, esses números mascaram a deficiência que grande parte da população apresenta para aplicar os conhecimentos básicos aprendidos na escola em seu dia-a-dia.

É importante ressaltar a falta de verba nas escolas públicas do país, visto que na maior parte das vezes, não há um ambiente favorável à absorção das matérias e ao desenvolvimento lexical do aluno, causando prejuízos não só no âmbito escolar, mas também ao longo da vida, em seu dia-a-dia, em suas relações interpessoais e no mercado de trabalho. No entanto, muitos alunos formados em colégios particulares também participam do grupo de analfabetas funcionais, o que denuncia, muitas vezes, um fraco método pedagógico.

Além disso, a "Internet" vem causando uma grande mudança na sociedade, já que postagens contendo apenas uma foto ou video de segundos, ou mesmo um comentário de poucas palavras, substitui um texto jornalístico bem detalhado. A rapidez e a linguagem cada vez mais fácil e mastigada favorece a falta de atenção e de interesse dos internautas em interpretar e checar o que de fato está sendo dito, razão pela qual, inclusive, notícias falsas se tornaram tão populares a ponto de influenciarem as eleições presidenciais.

Portanto, medidas precisam ser tomadas. É preciso que haja uma mudança nacional no método pedagógico das escolas de modo a dar uma maior atenção à interpretação textual na matéria de Português. Além da constante análise crítica de textos poéticos e não-verbais, fazer clubes de leitura em sala de aula e fomentar o consumo de livros ao longo do período letivo é de extrema importância. Só assim, poderemos criar uma sociedade capaz não só de ler, mas também de entender o que foi lido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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