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Por Jewell
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Na animação japonesa ''Naruto'' é retratado o personagem Choji, que sofre constantemente no ''mundo ninja'', devido aos seus maus hábitos alimentares e ao sobrepeso. Fora da ficção,fica claro que a realidade de Choji pode ser relacionada a muitas crianças brasileiras: a obesidade infantil. Diante dessa perspectiva, percebe-s a consolidação de um grave problema, em virtude da negligência estatal e da lacuna educacional.

Inicialmente, a Constituição Federal de 1988, promulgada com base nos Direitos Humanos,tem como garantia fundamental, o direito à saúde. Contudo, o próprio Poder Estatal, pela falta de políticas públicas regulamentadoras na indústria alimentícia agride a lei positivada. Isso, porque alimentos ultra calóricos disponíveis sem restrição alguma nas prateleiras, e com embalagens estampando desenhos animados, incentivam o consumo infantil a esse tipo de alimento que afetará sua saúde negativamente.

Ademais, outro ponto relevante nessa temática é a educação alimentar. Para Kant, filósofo alemão, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional,no que tange, à obesidade infantil, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não cumpre seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está presente no currículo a educação alimentar, no qual o cidadão aprenderia desde cedo a ter escolhas mais saudáveis.

Logo medidas estratégicas são necessárias. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação, por meio de verbas da União, crie campanhas informativas e oficinas com nutricionistas nas escolas, a serem videoferencionadas nas redes sociais, com o fim das crianças juntamente com os pais a por em prática uma dieta saudável, de modo a toda sociedade aprender que alimentos saudáveis podem ser saborosos, com o bônus de melhorar a saúde.A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um país com menos crianças obesas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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