Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta da mobilidade urbana. Nesse sentido a insuficiência de investimentos nos transportes públicos e nos alternativos, contribuem no aumento do congestionamento nas grandes cidades. Essa confuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Lock, configura-se como violação do " contrato social", já que o estado não cumpre essa função de garantir que os cidadãos frutem de diretos indispensáveis, como o acesso ao transporte.
Outrossim, destaca-se a falta de incentivo ao uso de ciclovias, transportes coletivos ou até mesmo pedágios, como impulsionador dessa situação. Segundo os dados públicados no anuário 2017 da confederação Nacional de transporte, a frota de automóveis no Brasil é de 51,2 milhões, o equivalente a um carro para quatro brasileiros. Diante de tal exposto, a falta de ciclovias e outros meios de transporte público, prejudica na locomoção da população e aumenta cada vez mais os impactos ambientais. Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo amplie as áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos, como ônibus, metrôs e trens, a fim de melhorar as condições dos habitantes em geral. Paralelamente, é imperativo que o incentivo ao uso de bicicletas e carros a diesel sejam dotados como finalidade de diminuir e evitar a poluição da camada de ozônio. Assim, se consolará uma sociedade mais sustentável, onde o estado desempenha corretamente sei "contrato social", tal como afirma John Lock.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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