Sendo assim, em primeira análise, a lógica capitalista se apresenta como um entrave na problemática em questão. Dessa forma, para o filósofo Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal afirmação se aplica as atuais relações de trabalho, onde os empregados não recebem tratamentos dignos e recebem salários desproporcionais a jornada de serviço. Logo, é necessário repensar sobre o modo de produção e colocar os valores humanos em primeiro lugar.
Outrossim, o silenciamento estatal é mais uma propulsora no que tange ao problema. A Constituição de 1988 garante que todo cidadão tenha direito à previdência trabalhista, constatação que não se concretiza na prática quando se observa a exploração no ambiente de emprego. Assim, urge que o direito a previdência seja reverberado de forma efetiva.
Portanto, é imprescindível intervir sobre o problema. Para isso, o Ministério do Trabalho deve investir em ações contra abusos no trabalho por meio de fiscalizações em empresas com o objetivo de identificar irregularidades, como a violação dos direitos humanos. Tais fiscalizações devem devem estabelecer regras no local de de emprego como o direito a horários de almoço, salários proporcionais a jornada de serviço e ferias remuneradas.Dessa maneira, o Brasil não terá um sistema retrógrado, tornando-se distante do cenário do século XIX.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.