Steve Jobs, inventor e fundador da Apple, falou em umas das suas palestras no lançamento dos seus celulares, o seguinte: "a tecnologia move o mundo", na educação à distância não é diferente. Porém, existem algumas dificuldades na educação à distância.
Nesse sentido, é lícito afirmar que a baixa renda da sociedade e a negligência governamental contribuem para esse cenário negativo.
Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da baixa renda da sociedade verde-amarela e nítido ver que a baixa renda afeta grande parte da mesma. Segundo dados do IBGE, antes da terrível pandemia do covid-19, já havia 51,7 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, consequentemente isso foi aumentando no decorrer da pandemia. Isso tem o total ligamento com o EAD, pois vários cidadãos não tem dinheiro para adquirir celulares, computadores e etc. Sendo assim, a baixa renda pode e contribui diversas pessoas à não estarem estudando à distância.
Ademais, a irrefutável influência da negligência governamental na problemática é um fator que dificulta sua resolução. O desleixo governamental também está ligado ao tema, pois o governo não teria contribuído para inclusão das pessoas de baixa e média renda no plano de entrega de componentes para a resolução desse problema. Sendo assim, não conseguindo ajudar, da forma que deveria.
Contudo, o governo órgão responsável pelo controle do país, deveria socializar a ideia de uma renda para familias que não tem acesso a internet, e que os ajude com essa dispessa e com o objetivo de mais crianças e jovens acompanhar as aulas online/ EaD.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.