Deve-se pontuar, de inicio, que os mitos ainda contribuem como persuasão no processo de decisão humana. Nesse raciocínio, vale destacar que de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, compilados pela CNN, que só em 2020 ocorreu uma queda expressiva, de mais de 11% nas doações de sangue no Brasil. Sendo assim importante entender que parte desse problema está intimamente relacionado com as falsas afirmações decorrentes da situação pandêmica atual, visto que, tal prática infeliz ocasiona o medo generalizado, como exemplo a contaminação pelo vírus da Covid-19. Porém, em virtude da atuação feita pelos hemocentros, essa crença aparenta ser equivocado, pois, especialistas mostram-se preparados, intensificando os cuidados e precauções— como a higienização dos instrumentos, uso de antissépticos e mínima exposição —para garantir a segurança de todos. Logo, percebe-se que mudanças são primordiais para que as falsas crenças não afetem negativamente inúmeros indivíduos.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que a disseminação de informação torna-se um dos principais métodos para a transfiguração dessa visão problemática. Como defende o filósofo Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse sentido, uma educação centrada em priorizar valores que constroem o pensamento crítico da sociedade, tornam-se importantes para formação de um cidadão. Portanto, urge a extrema necessidade de mais divulgação de conhecimento, assim colaborando como contrapartida para disseminar a educação e impedir a insegurança populacional.
Logo, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes aos entraves abordados. Posto isso, concerne ao Estado, mediante ao Ministério da Saúde e profissionais atuantes na área, desenvolver projetos gratuitos nas escolas e palestras públicas, visando explicar e acabar com as dúvidas sobre a doação de sangue no país. Pois, assim, despertará o interesse individual de buscar mais sobre o tema e ocorrerá a desmistificação das falsas crenças, tendo como prioridade uma nova cultura do doação que use como base a pensadora Lessima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.