A menina era inteligente e adorava conversar, mas quando ela foi para a escola sofreu "bullying" por ter cabelos ruivos e ondulados, fora do comum na época retratada, a jovem sentiu-se por vezes excluída da sociedade, as pessoas adultas também a viam de uma forma preconceituosa e desprezável. Demorou muito tempo até aceitarem a forma visual da menina Anne, mas qual motivação tinham para desprezá-la por ela ser a famosa pessoa "fora dos padrões" de acordo com a atual sociedade contemporânea?
Atualmente o desafio de se conviver com a diferença é idêntico, observa-se, por exemplo, através do racismo e descriminação de pessoas LGBTQ. Mais da metade da população possui uma mente construída pelo colonialismo e cristianismo. Sabe-se que a era colunista escravizou pessoas negras durantes anos, e até hoje pessoas negras possuem marcas do passado, entende-se em detalhes por "Memórias Da Plantação", livro de Grada Quilomba, a escritora negra mostra como o passado escravocrata consegue prejudicar a vida das pessoas pretas atualmente, através de falas colonialista e atitudes discriminatórias. Pode-se visar a luta das pessoas LGBTQ como fruto da falta de caráter de muitas pessoas ditas como cristãs, onde uma grande parcela utiliza do livro Bíblico para serem preconceituosos livremente, não se deve entender como falta de interpretação, mas como um etnocentrismo religioso e adaptado para o preconceito.
Conclui-se que o desafio de conviver com a diferença é a escassez da busca de informações da humanidade e os pensamentos que as foram concedidos de acordo com o passado histórico. Para que a humanidade evolua, é importante que atitudes que machucam pessoas sejam discutidos, as crianças são o futuro da nação brasileira, deste modo, entende-se que elas devem ser orientadas para o bem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada