Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68644
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, nota-se que os desafios para o letramento dos brasileiros configuram-se como uma falha no princípio da isonomia, visto que a alfabetização é o primeiro passo para uma educação digna. Sendo assim, para que a lei maior deixe de ser uma utopia, deve-se analisar as principais causas que fomentam o impasse: a negligência governamental e a fraca base educacional.
Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como uma das principais causas do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação. Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as escolas públicas possuem infraestrutura precária e carência de professores para a demanda populacional e, com efeito, os brasilianos são desestimulados a frequentarem centros educacionais, aumentando o número de analfabetos no país.
Ademais, é fundamental apontar a medíocre base educacional como impulsionadora do problema no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, o uso de matérias didáticos de alta qualidade e a aplicação de metodologias cativantes são cruciais não só para promover uma base educacional impecável, como também assegurar o interesse do povo em frequentar as escolas.
Portanto, é mister a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao letramento dos brasileiros. Para isso, é imprescritível que o Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – por intermédio da utilização de verbas governamentais, realize maiores investimentos no setor educacional, com o intuito de alfabetizar toda a população brasileira. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados na Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68645
Oiiii ❤️
Tudo bem com vocês?
Qualquer estiverem disponíveis podem corrigir essa redação por favor?? Desde já agradeço 😊 precisando é só chamar!

@Willa @chihirukiki @ashielly @LariLuiz @vitoriaca @gio69

Tentei diminuir ainda mais o tamanho ;-; eu escrevi primeiro na folha e deu kkkkk
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68728
Oi @cassiahso, como vai, anjo? Espero que bem!!!

Acabei de ver sua menção e vim o mais rápido que pude. Desde já, ressalto que gostei demais da sua redação e isso me deixou ainda mais animada para vir comentá-la ;D

"A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, nota-se que os desafios para o letramento dos brasileiros configuram-se como uma falha no princípio da isonomia, visto que a alfabetização é o primeiro passo para uma educação digna. Sendo assim, para que a lei maior deixe de ser uma utopia, deve-se analisar as principais causas que fomentam o impasse: a negligência governamental e a fraca base educacional."

-> Introdução extremamente consistente, com contextualização sólida e muito pertinente para o assunto (adoro citar a constituição também, rs), apresentação clara de uma tese e levantamento de duas problemáticas a serem discutidas nos próximos parágrafos. Não encontrei erros de pontuação ou escrita, então meus parabéns! O único ponto que tenho a comentar é que senti falta de uma frase final como "diante disso, são necessárias medidas executáveis para superar esse panorama" ou coisa do tipo. Entretanto, não sei se isso é obrigatório (no caso, ainda estou aprendendo como realmente funciona a redação em si, então perdoa qualquer equívoco meu) então deixo esse apontamento aqui mais como uma leve sugestão.

"Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como uma das principais causas do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação. Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as escolas públicas possuem infraestrutura precária e carência de professores para a demanda populacional e, com efeito, os brasilianos são desestimulados a frequentarem centros educacionais, aumentando o número de analfabetos no país."

-> Perfeito! Aqui na D1 há um período de síntese do que será abordado no resto do parágrafo, repertório coerente que dá uma base sólida para a argumentação que, como um todo, ficou ótima. O uso de conectivos também não deixa nada a desejar, bem como as questões gramaticais.

"Ademais, é fundamental apontar a medíocre base educacional como impulsionadora do problema no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, o uso de matérias didáticos de alta qualidade e a aplicação de metodologias cativantes são cruciais não só para promover uma base educacional impecável, como também assegurar o interesse do povo em frequentar as escolas."


-> Porém, nesse parágrafo, tenho uma pequena ressalva a fazer. Ele está tão bom quanto o anterior, mantendo a mesma qualidade e coerência vistos no D1. No entanto, tive a impressão que sua argumentação, depois do repertório usado, tornou-se um tipo de proposta de intervenção, sabe? Creio que seria mais enriquecedor ter seguido a linha de raciocínio proposta na primeira oração do parágrafo, que é a da "mediocridade da base educacional", em que são levantados os modos como ela é mediocre e seu impacto no tecido social para, depois, na conclusão, apontar os caminhos da resolução da problemática. Entretanto, novamente, como sou (muito) iniciante aqui na plataforma, não sei se isso é coisa da minha cabeça ou não. Por isso, vou deixar essa pontuação aqui só para a reflexão mesmo (se alguém quiser comentar sobre e me corrigir, agradeço muito!)

"Portanto, é "mister" a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao letramento dos brasileiros. Para isso, é imprescritível que o Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – por intermédio da utilização de verbas governamentais , realize maiores investimentos no setor educacional, com o intuito de alfabetizar toda a população brasileira. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados na Carta Magna."

-> Já na conclusão, tem alguns pontos que gostaria de ressaltar. Não conhecia o termo "mister", então fui pesquisar e acabei descobrindo que é um vocábulo estrangeiro advindo da língua inglesa, sendo, portanto, necessário se usar as aspas para evidenciar isso. Além disso, quanto ao uso do travessão, ele é como as aspas, em que é necessário "abrir" o travessão e, depois, o "fechar". O ponto é que quando sua ressalva, exemplo ou frase terminar com uma vírgula, há a necessidade de se inserir o segundo travessão, como acontece na sua redação. Agora, supondo que terminasse com um ponto final, não haveria a necessidade de se colocar um travessão, tudo bem?

A seguir, deixo um link bem rapidinho de uma imagem explicando seu uso, pois não sei se minha explicação ficou clara o suficiente: https://image.slidesharecdn.com/pontuao ... 1502381035

Enfim, só para concluir, acredito que sua conclusão está completa, apresentando agente, ação, modo, objetivo e detalhamento necessários para intervir com efetividade na problemática exposta. Apenas se atente nos detalhes citados acima e pronto!


Num geral, sua redação ficou ótima! Acho a qualidade da sua escrita muito alta, de verdade, então sua redação ter sido excelente não é lá uma surpresakkkkkkk
A meu ver, sua iniciativa de escrever a redação na folha para ver se cabe tudo e realmente simular o dia da prova é excelente! Eu mesma comecei a fazer isso hoje toda trêmula e é realmente muito bom, acredito que nos ajuda a progredir muito, então parabéns pela iniciativa 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68745
@cassiahso
✅[REPERTÓRIO/LEI]A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro.✅[CONTEXTUALIZAÇÃO] No entanto, nota-se que os desafios para o letramento dos brasileiros configuram-se como uma falha no princípio da isonomia, visto que a alfabetização é o primeiro passo para uma educação digna. ✅[PROJETO DE TEXTO]Sendo assim, para que a lei maior deixe de ser uma utopia, deve-se analisar as principais causas que fomentam o impasse: a negligência governamental e a fraca base educacional.

🧐ESTÁ IMPECÁVEL! VOCÊ ESCOLHE MUITO BEM AS PALAVRAS QUE USA.

✍🏾✍🏾D1✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como uma das principais causas do entrave. ✅[CITAÇÃO]Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação. ✅[LINK COM A CITAÇÃO] Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as escolas públicas possuem infraestrutura precária e carência de professores para a demanda populacional ✅[CONSEQUÊNCIA E FINALIZAÇÃO]e, com efeito, os brasilianos são desestimulados a frequentarem centros educacionais, aumentando o número de analfabetos no país.

🧐EXCELENTE! SÓ UMA OPINIÃO, NO FINAL DO D.2 VOCÊ COLOCOU A PALAVRA CRUCIAL , O QUE DEMONSTROU O SEU PONTO DE VISTA E DEIXOU A FINALIZAÇÃO LINDA. SERIA LEGAL FAZER ALGO DO TIPO NO FINAL DO D.1, MAS JÁ ESTÁ ÓTIMO, VIU?

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Ademais, é fundamental apontar a medíocre base educacional como impulsionadora do problema no Brasil. [CITAÇÃO]De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. ✅[CONTEXTUALIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO] Nessa lógica, o uso de matérias didáticos de alta qualidade e a aplicação de metodologias cativantes são cruciais não só para promover uma base educacional impecável, como também assegurar o interesse do povo em frequentar as escolas."

🧐EXCELENTE!

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅Portanto, é "mister"[creio que o uso de aspas não é necessário, pois, se não me engano, essa palavra é sinônimo de dever] a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao letramento dos brasileiros. Para isso, é imprescritível 📝[IMPRESCINDÍVEL ] que o ✅AGENTE Ministério da Educação –✅DETALHAMENTO órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – por intermédio da utilização de verbas governamentais –, ✅AÇÃO realize maiores investimentos no setor educacional,✅FINALIDADE com o intuito de alfabetizar toda a população brasileira. ✅Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados na Carta Magna."

🤩geral: sua redação está incrível. Você trocou umas palavras, mas acho que foi o corretor (materiais por matérias e indescritível por imprescindível)

Lembrando que sou só uma aluna, então, estou sujeita a equívocos.

Bons estudos e abraços!💖👋🏼🤗

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68746
Oiiii @Willa ❤️
Tudo bem por aqui e vc? Como está??
Fico maravilhada com os seus elogios kkkkk muito obrigada mesmo! 😻❤️
Muito obrigada por se disponibilizar a corrigir minha redação, eu gosto muito da Constituição Federal e uso ela sempre kkkkk na verdade eu já consegui construir o meu modelo de redação, talvez vc tenha percebido 😂 então geralmente eu só ajusto ou troco algumas coisas.
Em relação a frase final da minha introdução kkkkk eu troquei a outra pq tava ficando muito grande 😂 vou tentar ver outro jeito então.
E sobre o D2 eu assisti em um vídeo de estratégia argumentativa que é assim, kkkkk a lógica
Vc fala que fulano não faz e da exemplos de coisas que o fulano poderia fazer pra reverter a situação, como se fosse uma proposta de intervenção mesmo, masssss lendo aqui agora, eu acho que não consegui deixar evidente que a educação é falha por não seguir o uso de matérias didáticos adequados e tals kkkkkkkkk
Eu tô calculando o tempo e não consegui pensar em nada melhor que isso no prazo que eu tinha estipulado, mas tá a gente consegue né?
Vou pesquisar isso certinho de novo, qualquer coisa eu troco a estratégia.
E o mister, eu recebi uma correção ontem e me falaram que não havia a necessidade de colar aspas aí eu tirei :/
Mas eu sempre coloquei antes... Agora estou confusa
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68747
@Willa aaaaaa precisando de alguma coisa estou aqui tá? É só me marcar ❤️❤️
Que a gente consiga alcançar todos os nosso objetivos.
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68752
Gi69 escreveu:@cassiahso
✅[REPERTÓRIO/LEI]A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro.✅[CONTEXTUALIZAÇÃO] No entanto, nota-se que os desafios para o letramento dos brasileiros configuram-se como uma falha no princípio da isonomia, visto que a alfabetização é o primeiro passo para uma educação digna. ✅[PROJETO DE TEXTO]Sendo assim, para que a lei maior deixe de ser uma utopia, deve-se analisar as principais causas que fomentam o impasse: a negligência governamental e a fraca base educacional.

🧐ESTÁ IMPECÁVEL! VOCÊ ESCOLHE MUITO BEM AS PALAVRAS QUE USA.

✍🏾✍🏾D1✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como uma das principais causas do entrave. ✅[CITAÇÃO]Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação. ✅[LINK COM A CITAÇÃO] Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as escolas públicas possuem infraestrutura precária e carência de professores para a demanda populacional ✅[CONSEQUÊNCIA E FINALIZAÇÃO]e, com efeito, os brasilianos são desestimulados a frequentarem centros educacionais, aumentando o número de analfabetos no país.

🧐EXCELENTE! SÓ UMA OPINIÃO, NO FINAL DO D.2 VOCÊ COLOCOU A PALAVRA CRUCIAL , O QUE DEMONSTROU O SEU PONTO DE VISTA E DEIXOU A FINALIZAÇÃO LINDA. SERIA LEGAL FAZER ALGO DO TIPO NO FINAL DO D.1, MAS JÁ ESTÁ ÓTIMO, VIU?

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Ademais, é fundamental apontar a medíocre base educacional como impulsionadora do problema no Brasil. [CITAÇÃO]De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. ✅[CONTEXTUALIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO] Nessa lógica, o uso de matérias didáticos de alta qualidade e a aplicação de metodologias cativantes são cruciais não só para promover uma base educacional impecável, como também assegurar o interesse do povo em frequentar as escolas."

🧐EXCELENTE!

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅Portanto, é "mister"[creio que o uso de aspas não é necessário, pois, se não me engano, essa palavra é sinônimo de dever] a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao letramento dos brasileiros. Para isso, é imprescritível 📝[IMPRESCINDÍVEL ] que o ✅AGENTE Ministério da Educação –✅DETALHAMENTO órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – por intermédio da utilização de verbas governamentais –, ✅AÇÃO realize maiores investimentos no setor educacional,✅FINALIDADE com o intuito de alfabetizar toda a população brasileira. ✅Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados na Carta Magna."

🤩geral: sua redação está incrível. Você trocou umas palavras, mas acho que foi o corretor (materiais por matérias e indescritível por imprescindível)

Lembrando que sou só uma aluna, então, estou sujeita a equívocos.

Bons estudos e abraços!💖👋🏼🤗


Oiiiiii ❤️❤️❤️❤️ @Gi69
Muito obrigada por se disponibilizar em corrigir minha redação 😻😻
Muito obrigada por tudooooooo!
No D1 eu decidir fazer uma frase de efeito diferente da que eu tava acostumada e por fim acabei esquecendo 😂😂
Só percebi depois de ter finalizado, e como eu tava simulando um dia de prova decidir deixar sem mesmo kkkkk vou me atentar a isso, pode deixar tá?
Eu uso o corretor mesmo kkkkk vou conferir aqui se escrevi certo na folha ou se foi ele.
Mil vezes obrigada! Precisando é só me marca tá? Assim que dá eu corrijo ❤️❤️❤️❤️❤️
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68755
@cassiahso,
💖Imagina!💖 Tinha esquecido de pontuar, mas na minha opinião é 1000 kkkkk

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68815
@cassiahso, os elogios foram muito bem merecidos, não precisa agradecer nãokkkkkkkk 💘💘💘
Entendo demais como é trocar uma coisa da redação por outra por causa das linhas. Atualmente eu ando sofrendo para poder inserir tudo o que quero em tão pouco espaço. Acho que vou procurar algumas dicas no youtube, se achar algo interessante te mando em um próximo comentário de correção!
Nossa! Eu não sabia que podia fazer isso, sério. Vou procurar mais informações sobre para não cometer o mesmo equívoco duas vezes em algum comentário 🤗
Esse mister me deixou realmente na dúvida. Vi algumas redações que usavam esse termo com aspas e, para conferir, joguei o termo no corretor e ele me sugeriu para usar aspas também. Agora também estou altamente confusakkkkkkkk

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
109 Exibições
por namu
0 Respostas 
115 Exibições
por leticiam475
0 Respostas 
126 Exibições
por leticiam475
1 Respostas 
125 Exibições
por johngurgel
0 Respostas 
73 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
71 Exibições
por KaylaAnjos
3 Respostas 
108 Exibições
por Roliver
0 Respostas 
27 Exibições
por Diene
0 Respostas 
84 Exibições
por Juliaaag
3 Respostas 
155 Exibições
por Sooofll

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM