Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental apresenta íntima relação com os casos de violência contra crianças e adolescentes no território brasileiro. Acerca disso, segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem , capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Nessa lógica é notável que o poder público não cumpre o seu dever enquanto agente fornecedor de direitos mínimos , uma vez que não oferece mecanismos eficientes de proteção contra a violência para as crianças e adolescentes. Com isso , acaba-se negligênciando a fiscalização e consequentemente permitem a perpetuação de ataques violêntos aos pequenos. Desse modo, a falta de proteção estatal contribui para a violência contra crianças e adolescêntes, sendo imperiosa a análise da problemática.
Ademais, é fulcral pontuar que o discurso violênto proposto na sociedade também colabora para o retrocesso no combate à violência infanto-juvenil no Brasil. Nessa perspectiva, segundo Michel Foucault filósofo francês o poder articula-se em uma linguagem que cria mecanismo de controle e coerção , os quais aumentam a subordinação . Sob essa ótica, constata-se que o discurso violento e punitivo proposto pela sociedade, moldou o comportamento do cidadão , a acreditar que a violência - muitas vezes degradantes e crueis- é a única forma forma de educar a criança e o adolescente . Dessa forma, com a concepção instituída de que a violência é um meio educacional, a sociedade adquire um caráter agressor que passa de geração a geração.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão da violência contra crianças e adolescêntes. Para isso, compete ao Ministério da justiça em parceria com o Estatuto da criança e adolescente (ECA) a ampliação dos mecanismos de proteção dos menores que tenham sofrido algum tipo de violência , por meio da visita constante de assistentes sociais nas casas e nas escolas que há suspeita de ataques violêntos , seja por denúncias anônimas ou pelos comportamentos suspeitos das vítimas, a fim de erradicar a violência infanto-juvenil. Destarte, o direito à segurança estará assegurado entre as crianças e adolescêntes, assim como rege a magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.