Nessa perspectiva, não há reações governamentais que realmente extingue esse problema. Acerca disso, o filósofo polonês Zygmunt Bauman explica que não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas. Dessa maneira, isso pode facilmente ser associado aos desafios das drogas mundialmente, visto que não são aplicadas formas precisas que resultem na mudança dessa dificuldade, o que a faz cada vez mais vigente na sociedade brasileira, assim, consequentemente, causando seu agravamento. Dessa forma, é necessário uma ação imediata do poder governamental para mudar essa situação.
Em segundo plano, as escolas não contam com um ensino que trate sobre o elencado, o que é negligente. Por conseguinte, o ex presidente da África do Sul Nelson Mandela defende que a educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Entretanto, observa-se que essa teoria é deturpada na prática, pois a questão desafiadora das drogas ainda continua evidente no Brasil, já que a educação escolar não mostra os diferentes causadores de dependência química e não busca formas de diminuir tal ocorrência. Desse modo, é imprescindível que educação seja usada como prrincipal arma para mudar essa situação.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério de Educação — ramo estatal responsável por tods educação brasileira — promover a erradicação dos desafios das drogas, por meio da criação de campanhas, nas quais devem ter a visitação escolar e domiciliar com profissionais qualificados que deverão explicar sobre a problemática e, caso for encontrado algum usuário, assegurar e conscientizar sobre as consequências negativas da dependência, a fim de garantir a minimização dessa tribulação. Somente assim, irá haver um ambiente livre e diferente do que foi mencionado na série.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.