Decerto, a pesca exacerbada pode levar várias espécies marinhas, principalmente de peixes, a extinção ou a futuras importações. Isso se dá, sobretudo pela não legalidade da pesca feita. Segundo análise feita pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), apenas 1/5 da pesca no mundo é declarada e legalizada. No Brasil essa realidade não difere, devido a, ilegalidade da pesca, o exagero e a gravidade de como ela é exercida, já chegam a 24 o número de espécies de peixes marinhos sob riscos, que podem sofrer extinção ou futuras importações, segundo publicação feita pelo portal UOL.
Em segundo plano, a poluição dos mares prejudica de forma significativa todos os recursos extraídos do mesmo. A Marinha do Brasil possui um grande papel a respeito da preservação da Amazônia Azul, e o combate ao lixo se apresenta como um dos principais desafios da gestão do mesmo. O Projeto MARPLAST, destaca que 90% do lixo monitorado em praias e restingas do litoral brasileiro são constituídos por resíduos plásticos. Com isso, o Ministério do Meio Ambiente, lançou o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar (PNCLM), com o intuito de mostrar uma estratégia, que deve ser implementada por toda a sociedade, para minimizar o problema em questão.
Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos do desenvolvimento sustentável do mar. Para isso, é papel do Ministério do Meio Ambiente, juntamente a órgãos com competência ambientalista, como o IBAMA, aumentar a fiscalização da pesca exacerbada no território brasileiro, criando campanhas e leis, pois irão sensibilizar a sociedade sobre a importância do controle da pesca. Além disso, cabe a Marinha e órgãos competentes, continuarem os planos que impedem a poluição do mar e a limpeza do mesmo, mas também fiscalizarem mais e impor leis obrigatórias com intuito de também sensibilizar a sociedade a respeito do quanto o mar está sendo prejudicado por conta de tal feito. Dessa forma, é notório um avanço na melhoria da conservação da Amazônia Azul brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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