A falta de burocracia na compra de fármacos estimula a automedicação. Isso acontece devido à facilidade de adquirir drogas, por parte da população, sem que seja exijida a verificação da receita médica, o que permite ao povo realizar o uso inadequado de certas substâncias químicas. Esse uso irresponsável pode, consequentemente, resultar em uma forte dependência química por esses produtos, prejudicando gravemente a saúde dos usuários. No entanto, o Estado se faz omisso acerca dessa problemática, ato que ameaça a vida de brasileiros.
Outrossim, a busca de informações em sites e fontes pouco confiáveis é um fator que contribui para o agravamento dessa situação. Com o avanço da tecnologia ao longo do tempo, a disseminação de informações atingiu um público maior. Isso possibilitou a facilidade em espalhar mentiras. Esse cenário gerou a cibercondria, que é a hipocondria adaptada a o mundo virtual. Ou seja, pessoas pesquisam quais medicamentos podem utilizar de acordo com seus sintomas, recebendo uma resposta errônea, o que leva o indivíduo a ingerir mais fármacos do que necessita.
Logo, o Ministério da Saúde, responsável pelo bem-estar da população, deve, por meio de projetos de lei, tornar mais rigorosa a compra de remédios sem receita médica em farmáceas ou afins. Essa ação visa diminuir a dependência química por fármacos, minimizando, assim, o surgimento de malefícios à saúde na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.