A priori, é inexorável compreender que, na atualidade, a carência de conhecimento sobre conceitos éticos, é uma das razões basilares do indivíduo frente aos valores morais. Segundo Aristóteles “A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente”. Ou seja, nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura. Não obstante, controversa ao filósofo o que se obtêm no país é comum que a satisfação pessoal seja colocada acima da harmonia coletiva, fator que decorre quando alguém viola ou furta a propriedade de outrem. Muitas das vezes não intenciona, amiúde apenas por não conhecer as leis do país, portanto evidencia a urgência de evitar esse problema.
Em segunda análise, é essencial destacar o papel que um meio imoral e corrupto exerce sobre o ser humano. Para Immanuel Kant, a ética é individual e deve ser guiada apenas pela razão, sem influência de forças externas. No entanto, em discordância ao pensador alemão, sabe-se que, essa teoria nem sempre é praticada, pois, o ambiente, sem dúvida, desempenha um papel importante na personalidade e no comportamento de uma pessoa, influenciando a tomada de decisões, portanto, influênciando a formação do caráter. Logo, compreende-se que uma sociedade desvirtuada tende a corromper o homem eventualmente. Por conseguinte, é vital tratar essa questão com a devida importância.
Depreende-se, dessa maneira, a relevância de lidar com os desafios e consequências acerca do indivíduo frente a ética no Brasil. Infere-se, portanto, que a problemática é alarmante para todos, sendo necessária uma união de governantes e governados, ricos e pobres de toda a comunidade, por meio do Ministério da Educação, montar protocolos de ensino para discutir conceitos éticos nas escolas e universidades, abrangendo todas as fases do ensino. Diante disso devem desenvolver propagandas informacionais sobre o assunto, em parceria com grandes redes de televisão e jornais, com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de maneira mais otimista para diferença, pois, como constatou Hannah Arendt: “A pluralidade é a lei à Terra”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada