Primeiramente, é importante pontuar que o cantor Cazuza trouxe uma enorme contribuição social quando afirmou, na sua canção “o tempo não para", que constantemente o futuro repete o passado. Assim, percebe-se que a obra do cantor tem estreita relação com a temática, uma vez que tal fato não se é de agora, e que é duradouro. Com efeito, mesmo sabendo da herança histórica desse problema, o Estado é negligente não aprendendo com erros passados e permitindo que a população padeça com os corolários dessa lacuna, como cita Cazuza. Desse modo, é inegável que essa fato é uma das causas do revés.
Ademais, vale destacar a ideia de Aristóteles que afirmou que o objetivo principal da política é garantir a felicidade dos cidadãos. No entanto, percebe-se que essa tese do filósofo não se aplica a questão da delinquência juvenil, portanto, apesar de existir variadas beneficência, é ineficaz se não existir auxílios públicos e educação para tal fato. Assim, sem o comprometimento do poder estatal em aplicar políticas públicas para solucionar o impasse, percebe-se que a ideia de bem-estar, da qual defende o filósofo, não se materializa no país e, por isso, a resolução do cenário é praticamente utópica.
Portanto, fica evidente a necessidade de intervenção na criminalidade infanto-juvenil. Para tanto, o ministério da educação, deve criar um projeto, por meio das escolas e Universidades para combater a lacuna governamental sobre crimes juvenil. Tal projeto deve ser para todos e não somente estudantes, com palestras, divulgações nas mídias sociais e tendo pessoas que saíram da pobreza com os estudos, com a finalidade de minimizar o imbróglio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.