Diante desse cenário, a negligência estatal para com o tema é inenarrável. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de "instituições zumbis", na qual o Estado perde a sua função social. Prova disso é o Governo não adotar ações satisfatórias voltadas ao cumprimento do artigo 6° da Constituição Federal, que garante a todos os brasileiros o acesso à moradia. O descaso de órgãos públicos, em procurar maneiras efetivas para a melhoria da situação, é demorada e repugnante. Portanto, é necessário analisar as razões que dificultam a resolução do empecilho.
Além disso, é evidente que a normalização da problemática por parte da sociedade pode ser citado como um causador do problema. Sob esse viés, mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da sociedade se habituar a essa realidade, ou seja, a própria apatia dos indivíduos contribuem para a persistência da problemática. Desse modo, ocorre a marginalização do assunto e, consequentemente o agravamento do impasse.
Diante dos fatos mencionados, é notório que as crianças em situação de rua no Brasil é uma pauta fragilizada e necessita de assistência. Dessa forma, o Governo Federal - guardião do bem-estar coletivo, por meio do Ministerio da Cidadania, responsável pela assistência social do país, deve ampliar o programa "Minha Casa Minha Vida", com o intuito de fornecer moradias a todas as crianças necessitadas. Assim, sem dúvida, com a aplicação desses métodos, será um grande passo para erradicar a problemática e garantir o progresso da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.