Primeiramente, o discurso de ódio direcionado a qualquer indivíduo, é um problema que se intensifica cada vez mais. Segundo Lucas Rangel, influenciador digital, a ação de julgar e odiar, desconsiderando as consequências, pode e está acarretando num surto de doenças psicológicas e evoluindo para suicídios. É visto que ridicularizar uma pessoa, não se trata e não surte o mesmo efeito de corrigir e penalizar, utilizando as leis, mas sim tira o seu direito de ser socialmente respeitado, mesmo após se redimir. Desse modo, é necessária a ação de órgãos responsáveis para proibir e frear o ódio, visando criar e manter um ambiente virtual saudável.
Intrínseco a isso, é alarmante a ausência de leis que compreendam os limites do cancelamento e as consequências para possíveis quebras. Ademais, a lacuna jurídica nos meios digitais intensifica as ações prejudiciais entre os usuários. Sendo assim, é imprescindível a criação de leis que visem estabelecer medidas preventivas e punitivas para mudar o atual cenário.
Portanto, é responsabilidade do Governo Federal, em conjunto com instituições e órgãos responsáveis, promover a mudança da política de cancelamento presente nos meios de comunicação, por meio da criação e inserção de leis na atual Constituição, como também palestras de conscientização, com o intuito de tornar passível e saudável as interações assim como a internet por completo. Cooperando assim, com a construção de um Brasil digitalmente empático, tornando possível o debate saudável e a mudança de perspectivas por meio de interações respeitosas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.