Convém ressaltar, a princípio, que os jovens atualmente vivem reféns da pressão exorbitante exercida pela coletividade. De acordo com o filósofo Alex de Tocqueville, a população está envolta no "Individualismo". Dessa forma, a parcela imatura sofre com a constante e egoísta imposição que é jogada sobre suas cabeças, como, por exemplo: a escolha de uma boa profissão, sua orientação sexual, bem como a exigência de manter-se com notas inabalavelmente altas, e ainda assim, performar padrões estéticos e comportamentais que sejam vistos como aceitáveis pela maioria. Todavia, as necessidades e estado mental desses indivíduos não são considerados. Logo, a escassez de empatia junto a excedente cobrança contribui para a permanência do suicídio como um impasse.
Em segundo plano, a ausência de apoio familiar nos lares desses indivíduos corrobora para com a problemática. Ainda citando Durkheim, o "Suicídio Egoísta" se caracteriza quando o acometido percebe um distanciamento crescente para com o coletivo e os grupos ao qual pertence. Constantemente, os adolescentes se encontram sozinhos para lidarem com as adversidades - tendo em vista o complexo período da maturação cerebral e puberdade -, consequentemente, desenvolvendo enfermidades psicológicas, que sem aparato dos familiares e responsáveis, que não auxiliam na busca por um devido tratamento, resultam na desistência pela própria vida. Sobretudo, como supracitado, a frequente incidência de coerção e imposições por parte desses - que em teoria, deveriam cumprir o papel de acolhimento - favorece o imbróglio.
Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação - órgão governamental responsável por auxiliar as demandas educacionais no país -, juntamente ao Ministério da Saúde, desenvolver, através de eventos nas instituições de ensino, palestras com representantes da saúde mental, sobretudo, incluindo os pais, familiares e responsáveis nessas conversas abertas, com o objetivo de desmistificar os estigmas associados às doenças mentais, além de oferecer apoio aos jovens que se encontram enfermos e mentalmente confusos. Além disso, deve manter à disposição apoio psicológico nessas instituições, primordialmente, em áreas que se encontram em vulnerabilidade social. Somente assim, será possível desenvolver um corpo social que faça dos estudos de Durkheim e Tocqueville uma herança que permaneceu no passado.
Tentando corrigir apenas redações sem correção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.