Em primeiro plano, deve-se ressaltar a falta d aplicabilidade das leis. De acordo com Thomas Jefferson - Terceiro presidente dos Estados Unidos - a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração. Dessa forma, o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), decreta a proibição da venda de bebidas alcóolicas à menores de 18 anos, entretanto, isso não ocorre na prática, devido a baixa fiscalização governamental, a locais que vendam esse tipo de produto, atrelado com penas brandas.
Ademais, o consumo de álcool na adolescência pode delimitar o potencial de desenvolvimento psicológico dos jovens. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é perto dos 15 anos de idade que os brasileiros experimentam suas primeiras doses de bebidas alcoólicas. Paralelo a isso, a ingestão de álcool desde cedo pode ocasionar problemas comportamentais e transtornos mentais, o qual podem ser associados com o comprometimento de potenciais cognitivos e criativos.
Portanto, com o intuito de mitigar o consumo de álcool entre os adolescentes, faz-se necessário que o Tribunal de Contas da União (TCU), direcione capital as instituições de ensino, para a criação do projeto "Não ao álcool", o qual será aplicado em todas as séries. Com o intuito de promover discursões sobre a problemática, os incentivando a não consumi-lo durante sua adolescência. Formando assim, uma sociedade sabia quanto a este problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.