Sob essa perspectiva, o descarte irregular do lixo acaba por gerar chorume- resíduo líquido-, que, consequentemente, prejudica o lençol freático, nesse sentido, esses fatores decorrem de uma única fonte, déficit de políticas públicas. Com isso, mesmo com todo o avanço da Constituição federal, promulgada em 1988, onde é previsto o planejamento urbano como um direito público, com a finalidade do bem-estar de seus habitantes, ainda assim, há ineficácia nessa garantia. Haja vista, que muitas cidades não oferecem um sistema regular de descarte, sendo despejados em qualquer lugar, como rios e terrenos baldios, quiçá quando não são queimados, produzindo dióxido de carbono para atmosfera. É, portanto, fundamental que o governo tome medidas cabíveis para solucionar esse problema, que acarreta tais malefícios.
Outrossim, o descaso com os problemas ambientais e públicos, não decorre apenas da ineficiente do Estado, mas também da própria sociedade. Sendo assim, é importante se pensar nos fatores históricos, como a influência da Revolução Industrial e da globalização, que mesmo de forma minuciosa, manipulam o comportamento social, através de um padrão pré-estabelecido até os dias de hoje. Desse modo, a questão do lixo vai de encontro com o consumismo, onde os produtos são constantemente substituídos, tornando-se obsoletos, assim, sendo descartados de forma constante e massiva. Esse tipo de comportamento social, a qual tem certo descuido sobre ele, contribui em tal questão, sendo necessário mudar tal comportamento.
Em síntese, objetiva-se sanar tão questão, não somente na teoria, mas também, na prática. Assim, é imperativo que o Ministério do Meio Ambiente-setor governamental responsável pela recuperação da biosfera e sua valorização-, em parceria com empresas privadas (aliadas às políticas públicas) agregue tanto ao nível básico quanto ao médio socioeducativas sobre o ecossistema, por exemplo, os cuidados necessários ao descartar lixos, como reutilizar alimentos em compostagem e garrafinhas petes, através de concessões públicas. Desse modo, será possível chegar ao ápice da cidadania, garantido os diretos Constitucionais, elevando à sociedade e assegurando todos os direitos civis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.