Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68180
A netflix- serviço de “streaming”- norteia no seu documentário “Nosso planeta” sobre os impactos ambientais, como, por exemplo, o derretimento das calotas polares. Sob esse viés, todo o contexto apresentado no documentário serviu para evidenciar que à terra está morrendo e, por parte, os maiores responsáveis são os seres humanos, que ao jogarem lixo nos oceanos contribuem nesta questão e, em outras. Desse modo, analisando os fatores históricos e até mesmo o documentário, percebe-se que esses coeficientes decorrem tanto da falta de políticas públicas quanto do descaso social. Diante disso, é pertinente muda essa realidade, por intermédio de ações governamentais e socioeducativas.

Sob essa perspectiva, o descarte irregular do lixo acaba por gerar chorume- resíduo líquido-, que, consequentemente, prejudica o lençol freático, nesse sentido, esses fatores decorrem de uma única fonte, déficit de políticas públicas. Com isso, mesmo com todo o avanço da Constituição federal, promulgada em 1988, onde é previsto o planejamento urbano como um direito público, com a finalidade do bem-estar de seus habitantes, ainda assim, há ineficácia nessa garantia. Haja vista, que muitas cidades não oferecem um sistema regular de descarte, sendo despejados em qualquer lugar, como rios e terrenos baldios, quiçá quando não são queimados, produzindo dióxido de carbono para atmosfera. É, portanto, fundamental que o governo tome medidas cabíveis para solucionar esse problema, que acarreta tais malefícios.

Outrossim, o descaso com os problemas ambientais e públicos, não decorre apenas da ineficiente do Estado, mas também da própria sociedade. Sendo assim, é importante se pensar nos fatores históricos, como a influência da Revolução Industrial e da globalização, que mesmo de forma minuciosa, manipulam o comportamento social, através de um padrão pré-estabelecido até os dias de hoje. Desse modo, a questão do lixo vai de encontro com o consumismo, onde os produtos são constantemente substituídos, tornando-se obsoletos, assim, sendo descartados de forma constante e massiva. Esse tipo de comportamento social, a qual tem certo descuido sobre ele, contribui em tal questão, sendo necessário mudar tal comportamento.

Em síntese, objetiva-se sanar tão questão, não somente na teoria, mas também, na prática. Assim, é imperativo que o Ministério do Meio Ambiente-setor governamental responsável pela recuperação da biosfera e sua valorização-, em parceria com empresas privadas (aliadas às políticas públicas) agregue tanto ao nível básico quanto ao médio socioeducativas sobre o ecossistema, por exemplo, os cuidados necessários ao descartar lixos, como reutilizar alimentos em compostagem e garrafinhas petes, através de concessões públicas. Desse modo, será possível chegar ao ápice da cidadania, garantido os diretos Constitucionais, elevando à sociedade e assegurando todos os direitos civis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68182
@ vitoriaca, poderia, a linda corretora, graciosamente, corrigir a minha redação?
0
Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68183
poderia o renomeado mention]eurodrigo[/mention], aluno de potencial nota mil, corrigir minha reação?
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68268
@Dante, não aguento com esses elogios!! :lol:
Fico deveras agradecida <3

Posso sim, querido! Em breve dou uma passadinha aqui. :D
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68569
ps: a qualidade está um pouco ruim :oops: espero que não prejudique a correção!!
Me desculpe kkkk
0
Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68572
@vitoriaca,

Primeiramente, gostaria de desejar melhoras para você e deixar aqui uma dica. Pega um corpo de água, coloca um pouco de sal e faz gargarejo , pois alivia as dores na garganta.

Segundamente, antes de você mandar a correção em vídeo, estava me questionando onde tinha errado na redação, apesar de ter conhecimento que tinha errado umas coisas na competência I, mas referente as outras não esperava. Assim, a princípio, tinha muitos questionamentos sobre a correção, mas logo após você começar explicar compreendi cada ponto.

Referente às observações, eu entendi todas, desde a crase até a vírgula. A crase foi devido não ter a contração da preposição a mais o artigo a. Já a vírgula foi devido a intercalação.

Anjo, para ser sincero, eu estava cometendo esse erro a um bom tempo na redação e os outros corretores, talvez, poderiam é ter falado, mas nunca de forma tão clara, objetiva e pontual. Desse modo, pelo que eu entendi, eu estou apresentando muitas ideias, que são pertinentes, mas não estou desenvolvendo-as. Assim, tenho que desenvolver de modo mais sintetizado meus argumentos e foca em um único problema, certo?

Em síntese, deixo, aqui, meus agradecimento por essa correção maravilhosa. Está de parabéns, uma ótima correta. Tem um grande futuro pela frente. Obs.: Sua voz é linda, assim como você!!!!!!!!!!!!!!
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68590
@Dante,

Muito obrigada pela dica! Estou um pouco melhor, tomei uns remédios. Creio que foi apenas um surto na minha rinite :lol:

Eu fico super feliz que tenha entendido a correção, e que fui clara em minhas observações. Procurei me expressar de forma entendível pois às vezes me atrapalho - gosto de falar demais kkk.

Isso, você tem muitas noções e informações, só precisa organiza-las para formular uma argumentação excelente. Sempre procure focar em uma questão, apenas. Norteie seu desenvolvimento em cima dos dois problemas, um em cada paragrafo, que dará certo. Para que seu repertório fique produtivo, você precisa seguir esse padrão de ideia, se não acaba se perdendo e não desenvolvendo nada no final.

Obrigada mais uma vez. Isso me motiva :D
ps: haha, não exagere :roll: mas, de antemão, você é muito gentil.
0
Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68596
@vitoriaca, tá bom!!! Vou levar em consideração cada ponto mas próximas.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
208 Exibições
por Pxvesq
A questão do lixo na sociedade brasileira
por Joeliton    - In: Outros temas
0 Respostas 
160 Exibições
por Joeliton
A questão do lixo na sociedade brasileira
por Joeliton    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por Joeliton
0 Respostas 
83 Exibições
por Sanntosk8
5 Respostas 
364 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
65 Exibições
por kamillyb02
0 Respostas 
92 Exibições
por gabssxh
0 Respostas 
52 Exibições
por lydya
0 Respostas 
49 Exibições
por Yasminhas
0 Respostas 
39 Exibições
por Sousa24
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM