Em primeiro plano, vale salientar o potencial informativo das atuais redes tecnológicas, sendo que desde notícias mais recentes até os acontecimentos mais remotos da humanidade estão registrados no mundo virtual. Em contraste, a obra de George Orwel, 1984, aborda uma sociedade distópica em que o governo opressor controla a inteligência artificial para filtrar o caráter dogmático disponível, sujeitando os personagens à alienação. Sendo assim, a internet livre é a principal arma contra políticas ditadoriais, garantindo a democracia e mitigando as "Bolhas sociais" de desinformação brasileiras.
Ademais, a construção de uma globalização informativa proporciona uma maior distribuição equitativa da educação, pois os dispositivos ofertados pela rede permitem que os usuários disponham de cursos, aulas e outros recursos de forma a prolongar as oportunidades de obter ensino. Nessa perspectiva, segundo a constituição de 1988, todos os indivíduos tem o direito a educação, dessa forma a internet ampliaria a abrangência dos direitos humanos, entretudo, as disparidades econômicas impossibilita a efetivação e afeta o desenvolvimento do Brasil.
Em suma, para se tornar possível uma sociedade desalienada e ufruindo dos seus direitos propagados na Carta Magma, é preciso que o Ministério da Educação oferte mais ferramentas tecnológicas nas instituinções escolares, por meio de aumento nos recursos financeiros fornecidos para a educação, distribuídos em aquisição de laborários de informática, dispositivos eletrônicos e aulas voltadas a inclusão tecnológica. Somente assim, a propagação de informação no Brasil, inicializada no século XV, será possível para toda a população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.