Em primeiro lugar, faz-se necessário reconhecer a importância da saúde pública e o impacto que o desvio de seus recursos causa em seus resultados sociais. Segundo o filósofo grego Aristóteles, “a base da sociedade é a justiça”, sendo ela fundamental para o bom funcionamento da sociedade em sua totalidade. No entanto, a ética e moral corrompidas de determinados indivíduos responsáveis pela administração de recursos públicos voltam-se para seus próprios interesses em detrimento das necessidades de sua comunidade, resultando em pacientes na fila de espera para realizarem cirurgias urgentes, justamente por falta de insumos necessários para a execução segura de tais atividades. Com isso, uma maior fiscalização por parte da máquina estatal é precisa para a melhora e manutenção dos serviços de saúde existentes.
Em segundo lugar, o descrédito no Sistema Público de Saúde por parte dos cidadãos é resultado do precário gerenciamento dos recursos a ele destinados. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Estadão no ano de 2020, cerca de 150 milhões de brasileiros dependem do SUS, mas, se pudesse, grande parte desses usuários optaria por migrar para o sistema privado de saúde por acreditar que este é mais confiável e seguro que o primeiro citado. Em consonância a isso, esses mesmos cidadãos param de defender e zelar pelo sistema comum, deixando-o ainda mais vulnerável a desvios e cortes, reduzindo a qualidade de seus serviços e, desse modo, gerando um ciclo de descrença civil e sucateamento público do bem comum. Em síntese, o descaso com recursos públicos dá espaço para o agravamento da crise da saúde e impacta diretamente da confiabilidade dos órgãos responsáveis por ela, quadro esse que necessita de intervenção para ser resolvido de maneira efetiva.
Dessa maneira, entende-se que ações são requeridas para mudar a direção dessa situação. Por isso, é de responsabilidade do Poder Legislativo fiscalizar o cumprimento – ou não – dos direitos constitucionais garantidos por intermédio da operação fiscal intitulada “Saúde sim; corrupção não!”, com o fito de reduzir drasticamente as ocorrências de desvios de recursos de sistemas públicos de saúde e, assim, poder oferecer serviços de mais qualidade e rapidez para a sociedade que, com isso, poderá tornar a confiar nas instituições. Por fim, apenas assim será possível garantir a saúde plena e transformar o texto presenta na Carta Magna em uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 186
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.