Nessa perspectiva, mídia vem silenciamento esse problema, deixando-o oculto. Acerca disso, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro explica que é necessário tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado na questão dos estigmas de transtornos mentais no Brasil, já que a mídia não expõe e trata com superficialismo os vários casos de pessoas de diferentes faixa etárias de idade que sofrem com ansiedade, depressão e traumas decorrentes de alguma situação corriqueira, deixando tal problemática despercebida aos olhos do povo. Dessa forma, urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em segunda análise, não encontra-se um direito que valha para todos. Por conseguinte, a filósofa alemã Hanna Arendt afirma que a essência dos direitos humanos é o direito de ter direitos. Porém, não é o que nota-se na atual realidade brasileira, uma vez que os estigmas das doenças mentais se fazem vigentes no país, decorrentes de um acesso desqualificado à vitalidade, assim seja pela condição financeira de várias pessoas, ausência de apoio familiar, profissionais não qualificados, locais escassos de recursos ou outros motivos. Desse modo, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa situação.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde — ramo estatal responsável pela saúde brasileira — promover a erradicação dos estigmas associados às doenças mentais, por meio da inspeção voluntária de profissionais da saúde qualificados no ambiente domiciliar e escolar de diversas localidades, a fim de conferir se há uma boa condição mental no povo. Somente assim a teoria da OMS não será mais deturpada, mas sim mantida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.