A cada dia que passa, a tecnologia avança cada vez mais, proporcionando inúmeras vantagens a população. Aparelhos digitais, como smartphones, computadores e tablets são ferramentas tecnológicas que permitam a comunicação de pessoas de diferentes lugares do mundo em questao de segundos. Ou seja, a tecnologia está a encurtar cada vez mais as distâncias entre o mundo globalizado.
Porém, embora a tecnologia ser uma ferramenta que facilita a vida das pessoas, quando usada em excesso, é um caminho para a escravidão. Muitos usuários da tecnologia, inclusive crianças e adolescentes, passam horas em frente a um celular ou a um computador, na qual direcionam todo o tempo e atenção a uma imensidade de jogos virtuais, aplicativos, redes sociais e notícias que chegam a todo instante. Quanto mais as pessoas se aprofundam nesse mundo digital, fica cada vez mais difícil de se libertarem. E é aí que a pessoa se torna dependente da tecnologia, de modo que se torne cada vez mais preso em seu mundo digital e esqueça que existe uma vida real lá fora.
Portanto, percebe se que a tecnologia, além de possuir algumas vantagens, geralmente leva as pessoas para uma dependência tecnológica. Uma possível solução para evitar essa escravidão tecnológica, seria que as escolas elaborassem campanhas e realizassem palestras para os alunos alertando sobre as consequências do uso excessivo da tecnologia e incentivando-os a adotarem outras atividades para ocupar o tempo, como a leitura, fazendo com que se desconectem um pouco dessa imensidade de aparelhos digitais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.