Avatar do usuário
Por zgabiruLGD
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68080
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual tem a principal função de analisar dados provenientes da população brasileira, prevê o aumento significativo de cidadãos desempregados diante os últimos anos. Portanto, tal afirmativa, nos revela a atual condição socioeconômica do país, no qual o número de desemprego tende a crescer ainda mais, afetando grande parte dos cidadãos, desde trabalhadores formais até informais. Diante dessa perspectiva, faz-se obrigatória a análise dos fatores que possam contribuir com esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a proporção de efeitos negativos gerados pela pandemia na atualidade, afetando de forma intensa o mercado de trabalho e a economia do país. Segundo Adriana Beringuy, analista da pesquisa por parte do IBGE,”...essa sazonalidade pode estar sendo aumentada pelos efeitos de 2020 sobre o mercado de trabalho.”, contudo, de acordo com esta conjuntura, desconfigura-se vários fatores negativos em relação a população, como o fechamento de comércios e domicílios, a regulamentação severa diante as ruas, afetando principalmente pessoas que trabalham por conta própria e ambulantes, pois as medidas de restrição acaba por si só afetando o país inteiro. Dessa forma, é indubitável que essa problemática permaneça relutante no cenário nacional.

Ademais, é essencial apontar a situação socioeconômica, a estrutura administrativa e educacional do país, como impulsionador do aumento da taxa de desempregados, a diferença de salários culturalmente desenvolvida durante anos e o número de excessivo de trabalhos informais. Diante de tal exposto, é comprovado como Estado, a sua situação, influencia diretamente na população, onde um certo grau de administração e propostas governamentais e privadas desenvolveria uma melhor economia do país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Com isso, é inadmissível que o Governo, por intermédio de investimentos e projetos governamentais perante a estrutura administrativa e trabalhista, faça acontecer o estímulo e o avanço no mercado de trabalho, abrindo mais portas de trabalho para a população e diminuindo os efeitos gerados pela atual pandemia. Paralelamente, é imperativo que haja projetos socioculturais e aplicação de leis severas aos empregadores, para que não haja diferença salarial devido a qualquer tipo de intolerância racial. Desta forma, se consolidará uma sociedade mais equilibrada, onde a população consiga se integrar de forma mais eficiente no mercado de trabalho e na economia do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por zgabiruLGD
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68082
Oi corretores! Espero que vocês estejam bem essa semana. Estou tentando fazer uma redação por semana pelo menos, hoje estou meio cansado, dias dificeis no trabalho, mas ainda sim espero estar evoluindo na redação, se puderem me fornecer mais dicas ou até mesmo alguns conteúdos para melhorar minha redação, vou ser eternamente grato.

@vitoriaca @cassiahso @Gi69 @LariLuiz @Deivid16 @jheromagnoli @chihirukiki
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68090
Olá, @zgabiruLGD! Estou bem sim, obrigada. Espero que você também esteja. ^-^
Imagino que não deve ser fácil conciliar trabalho com estudos para o ENEM, então parabéns pela sua resiliência! Assim que possível mando uma análise do seu texto, sei pouco mas acho que posso ajudar. E claro, mandarei alguns conteúdos que utilizo e possa vir a ajudá-lo. 🌼✨

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por LariLuiz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68091
Oii, @zgabiruLGD eu estou bem e você?
Em breve eu corrijo sua redação, então já aviso que sou nova nisso, mas vou tentar ajudar!
Enviei alguns materiais no seu pv, espero que sejam úteis para você ;)
0
Avatar do usuário
Por GabySouza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68098
Olá correntes, tudo bem?? Espero sim!!
Sou nova por aqui, meus dias tem sido bem puxados por conta do trabalho, mas sei que tudo vem com esforço e determinação, e por isso estou aqui, estou treinando a redação em vários temas e gostaria da orientação e dicas de vocês, eu realmente estou precisando, se puderem me ajudar eu agradeço imensamente!!

Eis a redação....

De acordo com a necessidade da sociedade é extremamente necessário o uso transporte coletivo para a locomoção de passageiros em horários programados operando em rotas estabelecidas.
Porém, o transporte público não está sendo o suficiente para a sociedade, mesmo com algumas opções, dentre elas: metrô, trem, ônibus e etc... A demanda de passageiros em horários de grande movimentação é enorme o que resulta em transportes lotados e com aglomerações; Está sendo muito citado por conta da pandemia, o que não deveria ocorrer de maneira alguma, a lotação, está sendo rotina para milhões de pessoas que precisam do transporte, usando eles extremamente lotados.
O transporte precisa urgentemente de melhorias, é um direito da sociedade e obrigação do governo fornecer isso, de maneira sirva, seja seguro, e principalmente que acate a necessidade exigida, aumentando os ônibus de linhas afetas, reduzindo o tempo de saída dos ônibus de ponto final e terminais, reduzindo o tempo em espera que já resultaria em linhas de metrô e trem mais vazias. Juntos para uma sociedade melhor!
0
Avatar do usuário
Por LariLuiz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68100
Vamos lá!

INTRODUÇÃO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual tem a principal função de analisar dados provenientes da [a palavra "da" já entrega um sentido de pertencimento; origem] população brasileira, prevê o aumento significativo de cidadãos desempregados diante os [Se não me engano, "dos" ficaria melhor] últimos anos. Portanto [conectivo 👍], tal afirmativa, [não precisa de , aqui] nos revela a atual condição socioeconômica do país, no qual o número de desemprego tende a crescer ainda mais, afetando grande parte dos cidadãos, [você pode resumir a frase retirando o que deixei em negrito] desde trabalhadores formais até informais. Diante dessa perspectiva, faz-se obrigatória a análise dos fatores que possam contribuir com esse quadro. [indique os assuntos que serão retratados nos desenvolvimento, como por exemplo a pandemia e a situação socioeconômica que você cita]
*faltou apresentar a tese

DESENVOLVIMENTO 2
[Indico começar com conectivo para ganhar pontos] Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a proporção de efeitos negativos gerados pela pandemia na atualidade, afetando de forma intensa o mercado de trabalho e a economia do país. Segundo Adriana Beringuy, analista da pesquisa por parte do IBGE,”...essa sazonalidade pode estar sendo aumentada pelos efeitos de 2020 sobre o mercado de trabalho.”, contudo, de acordo com esta conjuntura, desconfigura-se vários fatores negativos em relação a população, como o fechamento de comércios e domicílios, a regulamentação severa diante as ruas, afetando principalmente pessoas que trabalham por conta própria e ambulantes, pois as medidas de restrição acaba por si só afetando o país inteiro. Dessa forma, é indubitável que essa problemática [cite qual] permaneça relutante no cenário nacional.

DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, é essencial apontar a situação socioeconômica, a estrutura administrativa e educacional do país, como impulsionador do aumento da taxa de desempregados, a diferença de salários culturalmente desenvolvida durante anos e o número de excessivo de trabalhos informais. [percebe que você citou MUITAS coisas e acabou detalhando nenhuma?] Diante de tal [do] exposto, é comprovado como Estado [não compreendi], a sua situação, influencia diretamente na população, onde um certo grau de administração e propostas governamentais e privadas desenvolveria uma melhor economia do país. *você poderia ter deixado a solução para a conclusão e usar esse espaço para detalhar e exemplificar os problemas apresentados nesse parágrafo*
Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. [recomendo que use as últimas linhas do desenvolvimento para concluir sua ideia, resumindo o que você disse de maneira estratégica] *note a diferença nas redações nota mil que lhe enviei*
*na minha opinião esse parágrafo ficou raso e pouco coeso

CONCLUSÃO
Proposta de intervenção 1
Depreende-se, portanto, [inverta as palavras] a necessidade de se combater esses obstáculos. Com isso [para isso], é inadmissível que o Governo [agente], por intermédio de investimentos e projetos governamentais perante a estrutura administrativa e trabalhista [modo], faça acontecer o estímulo e o avanço no mercado de trabalho, abrindo mais portas de trabalho para a população e diminuindo os efeitos gerados pela atual pandemia. [efeito]
*Faltou a Ação e o Detalhamento
Proposta de intervenção 2
Paralelamente, é imperativo que haja projetos socioculturais e aplicação de leis severas aos empregadores [ação], para que não haja diferença salarial devido a qualquer tipo de intolerância racial. [Efeito]
Desta forma, se consolidará uma sociedade mais equilibrada, onde a população consiga se integrar de forma mais eficiente no mercado de trabalho e na economia do país. *frase de efeito*

*Busque escrever uma proposta de intervenção completa do que duas meia-boca
Sempre se pergunte, QUEM (agente) vai fazer O QUE (ação)? COMO ( modo)? o que PODE ACONTECER? (efeito) e detalhes

Boa sorte! ❤
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68136
@zgabiruLGDsei que já corrigiram e melhor do que eu kkk (estou aprendendo também). :D
Vou deixar minha análise para próxima, ok?
Bons estudos!📝🤗

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68138
@GabySouzaoiii! Acho que você deixou a redação para correção aqui. Sugiro enviar as próximas separadamente e marcar alguém rs.

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅[NÃO É NECESSÁRIO TER UM FILME/ CITAÇÃO/ LIVRO OU ALGO DO TIPO AQUI, DESDE QUE TENHA MAIS A FRENTE ] De acordo com a necessidade da sociedade é extremamente necessário o uso transporte coletivo para a locomoção de passageiros em horários programados operando em rotas estabelecidas.
❌FALTOU A TESE ( SEU POSICIONAMENTO AQUI NA INTRODUÇÃO, VOCÊ PODERIA TER FALADO AQUI QUE O TRANSPORTE PÚBLICO É INSUFICIENTE, VOCÊ FALOU MAIS EMBAIXO MAS LÁ VOCÊ VAI EXPLICAR OS PORQUÊS DESSA INSUFICIÊNCIA]
❌[FALTOU OS " SPOILER" DOS ARGUMENTOS. VOCÊ DEVE SUPERFICIALMENTE DIZER OS PORQUÊS DO TRANSPORTE PÚBLICO SER INSUFICIENTE)
😉OU SEJA, NA INTRO TEM QUE TER UMA CONTEXTUALIZAÇÃO, TESE E "SPOILER" DOS ARGUMENTOS. ISSO TUDO EM 6-7 LINHAS.

✍🏾✍🏾DESENVOLVIMENTO✍🏾✍🏾
❌[VOCÊ DEVE COLOCAR UM CONECTIVO COMO " MORMENTE" "EM PRIMEIRO LUGAR" . VOCÊ DEVE FAZER UM TÓPICO FRASAL , ISTO É, RETOMAR A PRIMEIRA CAUSA QUE VOCÊ DEVERIA TER EXPLIXITADO NA INTRODUÇÃO] Porém, o transporte público não está sendo o suficiente para a sociedade, mesmo com algumas opções, dentre elas: metrô, trem, ônibus e etc...[ PODE COLOCAR PONTO FINAL, POIS O TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL É ISSO MESMO ]❌ A demanda de passageiros em horários de grande movimentação é enorme o que resulta em transportes lotados e com aglomerações; ❌[ NÃO ENTENDI ESSA PARTE DA PANDEMIA/ DESNECESSÁRIO. ]Está sendo muito citado por conta da pandemia, o que não deveria ocorrer de maneira alguma, a lotação, está sendo rotina para milhões de pessoas que precisam do transporte, usando eles extremamente lotados.🤔 [ SEU TEXTO ESTÁ UM POUCO REDUNDANTE ].

🧐OPINIÃO: ESTUDE O QUE TEM QUE TER EM CADA PARTE DO SEU TEXTO. INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. NO CASO DO DESENVOLVIMENTO VOCÊ PODE APRESENTAR A 1° CAUSA DO PROBLEMA NO 1° PERÍODO. PARA FACILITAR FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS:
✅1) QUAL É A CAUSA DO PROBLEMA?
✅2) COMO ISSO OCORRE OU POR QUE ISSO OCORRE?
✅3) QUE PROVA EU TENHO DISSO?
✅4) QUAL A PRINCIPAL CONSEQUÊNCIA DISSO? AFINAL, TODA CAUSA TEM UMA CONSEQUÊNCIA.
✅5) O QUE EU ACHO DISSO?
ASSIM SEU PARÁGRAFO FICARÁ BEM DESENVOLVIDO.
FAÇA DOIS DESENVOLVIMENTOS COM 9 LINHAS CADA UM.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
O transporte precisa urgentemente de melhorias, é um direito da sociedade e obrigação do governo fornecer isso, de maneira sirva, seja seguro, e principalmente que acate a necessidade exigida, ✅[AÇÃO] aumentando os ônibus de linhas afetas, reduzindo o tempo de saída dos ônibus de ponto final e terminais,✅[ FINALIDADE3 📝[ A FIM DE REDUZIR]reduzindo o tempo em espera que já resultaria em linhas de metrô e trem mais vazias. ❌[NÃO SEI SE É BOM COLOCAR ISSO] Juntos para uma sociedade melhor!

❌AGENTE ( QUEM VAI FAZER O QUE?)
✅AÇÃO ( O QUE VAI SER FEITO )
❌MODO ( COMO VAI SER FEITO)
✅ FINALIDADE ( PARA QUÊ?)
❌DETALHAMENTO ( ESPECIFICAÇÃO DE UM DOS ELEMENTOS ACIMA ).

🧐GERAL: ESTUDE A ESTRUTURA DA REDAÇÃO, PARTE POR PARTE. CUIDADO AO ESCOLHER AS PALAVRAS E O QUE VOCÊ VAI COLOCAR EM SEU TEXTO.

😉DICA: LEIA LIVROS QUANDO TIVER TEMPO, PODE SER 15 MINUTOS ANTES DE DORMIR. QUALQUER LIVRO QUE TU GOSTE.( VOCÊ VAI CONSEGUIR CITAÇÕES E AMPLIAR SEU VOCABULÁRIO). PESQUISE COESÃO E COERÊNCIA. PESQUISE CONECTIVOS E O QUE É REPERTÓRIO.😉

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por zgabiruLGD
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68187
chihirukiki escreveu:Olá, @zgabiruLGD! Estou bem sim, obrigada. Espero que você também esteja. ^-^
Imagino que não deve ser fácil conciliar trabalho com estudos para o ENEM, então parabéns pela sua resiliência! Assim que possível mando uma análise do seu texto, sei pouco mas acho que posso ajudar. E claro, mandarei alguns conteúdos que utilizo e possa vir a ajudá-lo. 🌼✨
Obrigado!! Quando der, tenho certeza que qualquer conteúdo e dicas que forem passados aqui me ajudarão bastante.
0
Avatar do usuário
Por zgabiruLGD
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68188
LariLuiz escreveu:Vamos lá!

INTRODUÇÃO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual tem a principal função de analisar dados provenientes da [a palavra "da" já entrega um sentido de pertencimento; origem] população brasileira, prevê o aumento significativo de cidadãos desempregados diante os [Se não me engano, "dos" ficaria melhor] últimos anos. Portanto [conectivo 👍], tal afirmativa, [não precisa de , aqui] nos revela a atual condição socioeconômica do país, no qual o número de desemprego tende a crescer ainda mais, afetando grande parte dos cidadãos, [você pode resumir a frase retirando o que deixei em negrito] desde trabalhadores formais até informais. Diante dessa perspectiva, faz-se obrigatória a análise dos fatores que possam contribuir com esse quadro. [indique os assuntos que serão retratados nos desenvolvimento, como por exemplo a pandemia e a situação socioeconômica que você cita]
*faltou apresentar a tese

DESENVOLVIMENTO 2
[Indico começar com conectivo para ganhar pontos] Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a proporção de efeitos negativos gerados pela pandemia na atualidade, afetando de forma intensa o mercado de trabalho e a economia do país. Segundo Adriana Beringuy, analista da pesquisa por parte do IBGE,”...essa sazonalidade pode estar sendo aumentada pelos efeitos de 2020 sobre o mercado de trabalho.”, contudo, de acordo com esta conjuntura, desconfigura-se vários fatores negativos em relação a população, como o fechamento de comércios e domicílios, a regulamentação severa diante as ruas, afetando principalmente pessoas que trabalham por conta própria e ambulantes, pois as medidas de restrição acaba por si só afetando o país inteiro. Dessa forma, é indubitável que essa problemática [cite qual] permaneça relutante no cenário nacional.

DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, é essencial apontar a situação socioeconômica, a estrutura administrativa e educacional do país, como impulsionador do aumento da taxa de desempregados, a diferença de salários culturalmente desenvolvida durante anos e o número de excessivo de trabalhos informais. [percebe que você citou MUITAS coisas e acabou detalhando nenhuma?] Diante de tal [do] exposto, é comprovado como Estado [não compreendi], a sua situação, influencia diretamente na população, onde um certo grau de administração e propostas governamentais e privadas desenvolveria uma melhor economia do país. *você poderia ter deixado a solução para a conclusão e usar esse espaço para detalhar e exemplificar os problemas apresentados nesse parágrafo*
Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. [recomendo que use as últimas linhas do desenvolvimento para concluir sua ideia, resumindo o que você disse de maneira estratégica] *note a diferença nas redações nota mil que lhe enviei*
*na minha opinião esse parágrafo ficou raso e pouco coeso

CONCLUSÃO
Proposta de intervenção 1
Depreende-se, portanto, [inverta as palavras] a necessidade de se combater esses obstáculos. Com isso [para isso], é inadmissível que o Governo [agente], por intermédio de investimentos e projetos governamentais perante a estrutura administrativa e trabalhista [modo], faça acontecer o estímulo e o avanço no mercado de trabalho, abrindo mais portas de trabalho para a população e diminuindo os efeitos gerados pela atual pandemia. [efeito]
*Faltou a Ação e o Detalhamento
Proposta de intervenção 2
Paralelamente, é imperativo que haja projetos socioculturais e aplicação de leis severas aos empregadores [ação], para que não haja diferença salarial devido a qualquer tipo de intolerância racial. [Efeito]
Desta forma, se consolidará uma sociedade mais equilibrada, onde a população consiga se integrar de forma mais eficiente no mercado de trabalho e na economia do país. *frase de efeito*

*Busque escrever uma proposta de intervenção completa do que duas meia-boca
Sempre se pergunte, QUEM (agente) vai fazer O QUE (ação)? COMO ( modo)? o que PODE ACONTECER? (efeito) e detalhes

Boa sorte! ❤
Muito obrigado pela correção e pelas dicas, de verdade!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
277 Exibições
por Geiza
0 Respostas 
89 Exibições
por KinseyMaster
0 Respostas 
123 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
14111 Exibições
por mari101
0 Respostas 
1529 Exibições
por cris2
0 Respostas 
133 Exibições
por AmandaUkichi
0 Respostas 
101 Exibições
por May232
0 Respostas 
70 Exibições
por sofcomp
7 Respostas 
255 Exibições
por Mateus11111
0 Respostas 
166 Exibições
por Lerezende

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Olá, Kauafak! Você enviou sua reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM