Em primeiro lugar, deve-se destacar a má alimentação como uma das causas da obesidade no Brasil. Nesse sentido, percebe-se que muitos jovens têm uma má alimentação na atualidade, ademais comem em excesso hambúrguer, pizza, doces e entre outras comidas sem perceberem o quanto faz mal para a saúde. Como diz o filósofo George Bernard Shaw "O processo é impossível sem mudança e aqueles que não conseguem mudar a mente não conseguem mudar nada", dessa maneira é necessário mudanças.
Além disso, é fundamental apontar a falta de exercícios físicos como impulsionador da obesidade no Brasil. Segundo Confúcio "Não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros". Diante de tal exposto, é necessário saber que atualmente muitos jovens são sedentários e com isso deve além de uma boa alimentação, colocarem em seus horários vagos a prática de alguma atividade física. Logo, é inaceitável não fazermos nada em relação a este problema.
Portanto, os desafios do combate a obesidade no Brasil é assunto de interesse comum para uma melhor sociedade. Para osso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) proponha palestras nas escolas sobre como a alimentação saudável é importante e também o quão prejudicial à saúde é a falta de exercícios físicos, com a finalidade de amenizar a obesidade atualmente, além de conscientizar muitos jovens sobre essa temática. Afinal, um Estado democrático tem como princípio o respeito da dignidade da pessoa humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 70
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.