A princípio, é importante destacar o preconceito para com a chegada de estrangeiros refugiados como um problema atual. Um exemplo disso está na medida tomada pelo então presidente dos EUA, em 2016, Donald Trump, que, para evitar a entrada de imigrantes latinos no país, construiu um grande muro motivado pela xenofobia. Com base nisso, percebe-se a falta de solidariedade dos países desenvolvidos para com os refugiados, já que a segregação tornou-se institucionalizada por meio de medidas como a de Trump. Assim, é factual que os refugiados, quando conseguem entrar em países como os EUA, não se sentem acolhidos e são atacados pelo preconceito tão latente e, muitas vezes, reforçado por medidas governamentais.
Outrossim, vale destacar o desemprego como um obstáculo para os migrantes forçados. A novela brasileira "Órfãos da Terra", de 2018, retrata o drama vivido por refugiados sírios no Brasil que sofrem com o desemprego. Fora da ficção, a obra equipara-se ao contexto hodierno, já que, devido a falta de medidas públicas que insiram os imigrantes no contexto nacional, muitos estrangeiros recorrem aos trabalhos não regulamentados ou tornam-se pedintes. Todavia, a não integração dos refugiados pelo Estado não é benéfica, uma vez que esses indivíduos não contribuem para com a economia do país por estarem desempregados, o que afeta a produtividade da nação e colabora para a marginalização desses indivíduos.
Entende-se, portanto, que as problemáticas envolvendo os refugiados devem ser solucionadas. Dessa forma, torna-se imperiosa a ação do Governo Federal, órgão que gere o país, por meio de propagandas na TV aberta, incentivar o acolhimento dos refugiados, reforçando o sentimento de solidariedade, com o intuito de findar a xenofobia. Além disso, esse mesmo agente deve criar programas sociais que tenham como intuito incluir os estrangeiros no mercado de trabalho, recorrendo às cotas sociais para, assim, acabar com o desemprego desse grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.