Primordialmente, denuncia-se a omissão governamental como um dos principais causadores do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como à saúde. Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que hospitais e posto de coleta possuem pouca infraestrutura para a demanda populacional e, com efeito, os brasileiros precisam enfrentar horas na fila para serem atendidos, o que desestimula o interesse em doar de sangue. Logo, é evidente o quão improvidente é a atitude da máquina pública.
Ademais, é fundamental apontar a exígua abordagem midiática como impulsionador da escassa tipicidade de doação de sangue no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, a abordagem da mídia sobre o assunto é crucial não só para incentivar as pessoas a criarem o hábito de doar sangue, mas também para pressionar o poder público a fazer investimentos notáveis no setor da saúde. Dessa forma, ao passo que os veículos de comunicação mantêm-se inertes, os impasses voltados ao tema continuarão em vigor, fazendo, jus ao pensamento de Bauman.
Portanto, é ‘mister’ a necessidade de atenuar os desafios relacionados a atipicidade da doação de sangue. Para isso, é imprescritível que o Ministério da Saúde –órgão responsável por proteger e promover e restaurar a saúde do povo– por intermédio de parcerias com os principais canais de comunicação, realize campanhas publicitárias sobre a importância de doar sangue com intuito de aumentar o interesse da sociedade pela causa. Além disso, é fundamental que o Ministério da Economia – encarregado de cuidar da formulação e execução da política econômica nacional, da administração financeira da União e da contabilidade pública – através de projetos administrativos e econômicos, faça maiores investimentos na área da saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos atendimentos clínicos. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.