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Por leticiaruizz
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No livro "A Rainha Vermelha" de Victoria Aveyard, é ilustrada uma sociedade dividida entre prateados e vermelhos. Onde os prateados são considerados superiores pelo seus poderes e cor de sangue acinzentada. Nesse âmbito cria-se um corpo social em cima de vermelhos explorados e destinados a servir a elite prateada. No entanto, ao observar que a história é contada no ano 320 da Nova Era, é notório que essa narrativa se assemelha à realidade de muitos brasileiros. Nessa perspectiva, convém analisar as principais consequências relacionadas a esse fenômeno na sociedade brasileira.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o problema advém, em muito, de um Estado de Exceção. Após o período traumático da ditadura militar - que foi um regime de extrema exceção - criou-se em 1988 a Constituição Cidadã, visando garantir os direitos do povo. Nesse sentido, seria de responsabilidade do Estado assegurar condições de trabalho dignas aos operários, como é garantida nas leis. Por isso, é evidente que as medidas governamentais atuais falham ao certificar que os direitos trabalhistas cheguem a todos, ocasionando uma negligência social.
Ademais, seria como o nosso sistema econômico atual contribui para esse evento. Segundo o filósofo Karl Marx, vende-se a força de trabalho como fonte de sobrevivência a quem detém os meios de produção, desta forma, o trabalho fica de maneira assujeitada a ele, tendo de cumprir metas estabelecidas, permanecendo depois do expediente ou então resolvendo assuntos de trabalho em casa e em horário de lazer, atrapalhando a vida pessoal do assalariado. Sob essa ótica, vê-se que o trabalho no sistema capitalista é um trabalho alienado, que separa o trabalhador da consciência de si e da sua capacidade de produzir, é afastado dos instrumentos dos meios de trabalho e dos próprios produtos que produz, contribuindo ainda mais para a exploração trabalhista na sociedade moderna.
Portanto, diante dos fatos analisados é imprescindível que medidas sejam tomadas. Inicialmente, cabe ao Ministério da Educação junto com as Redes Midiáticas, promoverem um maior acesso a informação através de campanhas e palestras em instituições de ensino - principalmente naquelas presentes em regiões periféricas - a fim de evitar a insuficiência intelectual presente nos membros de classes baixas, para assim, se ver uma diminuição na situação do trabalhador alienado, e consequentemente, um encurtamento na exploração trabalhista moderna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por vitoriaca
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#67931
Ei Leticia,
corrijo sim! Assim que possível ;)
0
Por vitoriaca
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#68252
Vamos lá!

No livro "A Rainha Vermelha" de Victoria Aveyard, é ilustrada uma sociedade dividida entre prateados e vermelhos (continuar período) (,). Onde os prateados são considerados superiores pelo seus poderes e cor de sangue acinzentada (continuar período). Nesse âmbito (,logo,) cria-se um corpo social em cima de vermelhos explorados e destinados a servir a (crase) elite prateada (contextualização). No entanto, ao observar que a história é contada no ano 320 da Nova Era, é notório que essa narrativa se assemelha à realidade de muitos brasileiros (tese). Nessa perspectiva, convém analisar as principais consequências relacionadas a esse fenômeno na sociedade brasileira (encaminhamento).

OBSERVAÇÕES:
Contextualização: Como eu disse, poderia ter continuado o período pois você permaneceu no mesmo assunto, logo, não precisaria ter posto um ponto final em cada parte.
Tese: Deveria ter dado uma retomada na temática, após "realidade de muitos brasileiros.....". Exemplo:
...é notório que essa narrativa se assemelha à realidade de muitos brasileiros, no que concerne à exploração trabalhista na sociedade moderna.
Encaminhamento: Faltou relatar as duas problemáticas. Incompleto.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o problema advém, em muito, de um Estado de Exceção (apresentação da ideia). (iniciar com conectivo) Após o período traumático da ditadura militar - que foi um regime de extrema exceção - criou-se em 1988 a Constituição Cidadã, visando garantir os direitos do povo. Nesse sentido, seria de responsabilidade do Estado assegurar condições de trabalho dignas aos operários, como é garantida nas leis. Por isso, é evidente que as medidas governamentais atuais falham ao certificar que os direitos trabalhistas cheguem a todos, ocasionando uma negligência social (encaminhamento da argumentação). ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES:
Apresentação da ideia: Ok!
Encaminhamento da argumentação: Essa é a parte mais importante do seu texto. Aqui você vai explicar seu ponto de vista de forma clara e objetiva, em cima da sua tese. Você inseriu muito repertorio e esqueceu de argumentar sobre, apenas citando as problemáticas geradas com a inoperância governamental, mas não explicando como ela ocorre e por qual motivo ocorre.
Fechamento/Frase de efeito: Faltou.

Ademais, seria como o nosso (NÃO PODE USAR PRIMEIRA PESSOA) sistema econômico atual contribui para esse evento (apresentação da ideia). Segundo o filósofo Karl Marx, vende-se a força de trabalho como fonte de sobrevivência a quem detém os meios de produção, desta forma, o trabalho fica de maneira assujeitada a ele (quem?), tendo de cumprir metas estabelecidas, permanecendo depois do expediente ou então resolvendo assuntos de trabalho em casa e em horário de lazer, atrapalhando a vida pessoal do assalariado. Sob essa ótica, vê-se que o trabalho no sistema capitalista é um trabalho alienado, que separa o trabalhador da consciência de si e da sua capacidade de produzir, é afastado dos instrumentos dos meios de trabalho e dos próprios produtos que produz, contribuindo ainda mais para a exploração trabalhista na sociedade moderna (encaminhamento da argumentação). ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES:
Apresentação da ideia: Não use, de modo algum, primeira pessoa singular/plural.
Encaminhamento da argumentação: Você argumentou bem, precisa apenas certificar todas as informações, se não fica nenhuma duvida no decorrer da leitura e organizar um pouquinho mais.
Fechamento/Frase de efeito: Faltou.

Portanto, diante dos fatos analisados é imprescindível que medidas sejam tomadas. Inicialmente, cabe ao Ministério da Educação junto com as Redes Midiáticas (poderia exemplificar quais) (agentes), promoverem um maior acesso a informação (ação) através de campanhas e palestras em instituições de ensino (modo/meio) - principalmente naquelas (naquelas o que?) presentes em regiões periféricas (detalhamento) - a fim de evitar a insuficiência intelectual presente nos membros de classes baixas, para assim, se ver uma diminuição na situação do trabalhador alienado, e consequentemente, um encurtamento na exploração trabalhista moderna (finalidade).

OBSERVAÇÕES: Conclusão completa. Apenas se atente ao o que pontuei no decorrer do texto.

Espero que te ajude.
Qualquer duvida, estou à disposição!

Abraço.
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