Em primeiro lugar, é importante destacar que o problema advém, em muito, de um Estado de Exceção. Após o período traumático da ditadura militar - que foi um regime de extrema exceção - criou-se em 1988 a Constituição Cidadã, visando garantir os direitos do povo. Nesse sentido, seria de responsabilidade do Estado assegurar condições de trabalho dignas aos operários, como é garantida nas leis. Por isso, é evidente que as medidas governamentais atuais falham ao certificar que os direitos trabalhistas cheguem a todos, ocasionando uma negligência social.
Ademais, seria como o nosso sistema econômico atual contribui para esse evento. Segundo o filósofo Karl Marx, vende-se a força de trabalho como fonte de sobrevivência a quem detém os meios de produção, desta forma, o trabalho fica de maneira assujeitada a ele, tendo de cumprir metas estabelecidas, permanecendo depois do expediente ou então resolvendo assuntos de trabalho em casa e em horário de lazer, atrapalhando a vida pessoal do assalariado. Sob essa ótica, vê-se que o trabalho no sistema capitalista é um trabalho alienado, que separa o trabalhador da consciência de si e da sua capacidade de produzir, é afastado dos instrumentos dos meios de trabalho e dos próprios produtos que produz, contribuindo ainda mais para a exploração trabalhista na sociedade moderna.
Portanto, diante dos fatos analisados é imprescindível que medidas sejam tomadas. Inicialmente, cabe ao Ministério da Educação junto com as Redes Midiáticas, promoverem um maior acesso a informação através de campanhas e palestras em instituições de ensino - principalmente naquelas presentes em regiões periféricas - a fim de evitar a insuficiência intelectual presente nos membros de classes baixas, para assim, se ver uma diminuição na situação do trabalhador alienado, e consequentemente, um encurtamento na exploração trabalhista moderna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.